Esta versão Sporting, com câmbio Dualogic Plus, avaliado nesta reportagem, apresenta um seletor batizado de DNA. Ele permite que a gente escolha a melhor forma de condução: Dinâmico, Autonomy ou Normal. A primeira deixa o Punto mais forte, com pegada. O segundo privilegia a economia, mas o carro fica meio que sem graça. O terceiro é normal. Nem pra lá, nem pra cá.
Antes de mais nada, sempre vale frisar que esse câmbio Dualogic Plus, disponível em alguns modelos do Punto, não é um primor. Como se trata de um automatizado, deixa bastante a desejar em diferentes situações. Até o motorista se adaptar aos inevitáveis tranquinhos nas mudanças de marcha, vai um tempo considerável. Em alguns momentos, você espera pela troca e ela não vem.
Aí, se preferir, dá para fazer as trocas manualmente a partir dessas aletas atrás do volante. Nesta condição, o câmbio se torna bem mais agradável.
Esta versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.
Trata-se de uma motorização bastante eficiente que dificilmente deixa o motorista na mão em diferentes condições. Basta conseguir manter uma boa relação com o câmbio, que o resultado se torna positivo.
Em relação ao consumo de combustível, você não consegue superar a marca dos 5 km/l na cidade com etanol, isso andando bem na manha. Se forçar um pouco, cai para abaixo dos 4,5.
O que mais agrada neste Punto Sporting é seu estilo esportivo, cheio de equipamentos de série que garantem maior conforto e tecnologia. Conta com rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, além do piloto automático.
Entram como itens opcionais os vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, teto solar duplo, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta.