GWeb TV

GWEB TV – Fiat Punto Sporting pega pela esportividade

Depois de passar por um banho de lojas ainda em 2012, o Fiat Punto vem recebendo alguns retoques para se manter atual.

Guarulhosweb TV

 

Esta versão Sporting, com câmbio Dualogic Plus, avaliado nesta reportagem, apresenta um seletor batizado de DNA. Ele permite que a gente escolha a melhor forma de condução: Dinâmico, Autonomy ou Normal. A primeira deixa o Punto mais forte, com pegada. O segundo privilegia a economia, mas o carro fica meio que sem graça. O terceiro é normal. Nem pra lá, nem pra cá.

Antes de mais nada, sempre vale frisar que esse câmbio Dualogic Plus, disponível em alguns modelos do Punto, não é um primor. Como se trata de um automatizado, deixa bastante a desejar em diferentes situações. Até o motorista se adaptar aos inevitáveis tranquinhos nas mudanças de marcha, vai um tempo considerável. Em alguns momentos, você espera pela troca e ela não vem.

Aí, se preferir, dá para fazer as trocas manualmente a partir dessas aletas atrás do volante. Nesta condição, o câmbio se torna bem mais agradável.

Esta versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.

Trata-se de uma motorização bastante eficiente que dificilmente deixa o motorista na mão em diferentes condições. Basta conseguir manter uma boa relação com o câmbio, que o resultado se torna positivo.

Em relação ao consumo de combustível, você não consegue superar a marca dos 5 km/l na cidade com etanol, isso andando bem na manha. Se forçar um pouco, cai para abaixo dos 4,5.

O que mais agrada neste Punto Sporting é seu estilo esportivo, cheio de equipamentos de série que garantem maior conforto e tecnologia. Conta com rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, além do piloto automático.

Entram como itens opcionais os vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, teto solar duplo, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta.

Posso ajudar?