Liderados pelo então vereador Kan Kise, em junho de 1977 Cumbica, então com cerca de 50 mil habitantes, e outros bairros da região pleitearam a emancipação como município independente de Guarulhos.
A alça agrupava a lateral da Dutra até o Cidade Aracília, que acumulava cerca de 200 indústrias, mas não contava ainda com o Aeroporto Internacional, que chegaria ao local quase uma década depois. O próprio Kise, aliás, foi um crítico feroz da implantação do aeroporto.
Defensores do tema alegavam que a região em quatro anos seria rica e com um poder público local. Contrários argumentavam que a emancipação serviria apenas para criar novos cargos encaixando pessoas poderosas no poder. A ideia não foi à frente. Ainda assim é lembrada e exaltada por alguns entusiastas da região.
Em 2007, o então deputado e ex-prefeito de São Paulo, Antonio Salim Curiati, citou Cumbica como um dos bairros com potencial de emancipação. ” inúmeros bairros que são maiores ou quase do mesmo tamanho de algumas grandes cidades e que, se fossem emancipados, poderiam trazer o bem e a prosperidade para seus moradores”, disse, em sessão na época, citando também Vicente de Carvalho, no Guarujá e Santo Amaro, na capital.