“Tô pensando seriamente em levar um segurança pro palco. Não quero dar match com um tapão na cara durante meu show”. A cogitação em alusão à agressão de Will Smith ao colega de profissão Chris Rock durante cerimônia do Oscar é do comediante Helio de La Pena, em entrevista exclusiva ao GuarulhosWeb. Ele se apresenta nesta sexta-feira, 8/4, com ingressos ainda disponíveis – na cidade.
“Em meu show, falo de política sem preconceito, batendo em todo mundo, exponho as contradições de ser o único preto em ambientes sofisticados, assim como minha vivência de quem nasceu e cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em seus melhores dias”, explica La Peña.
Famoso pela participação no programa Casseta & Planeta, exibido durante mais de uma década na Rede Globo, o comediante fará um especial a partir de 21h no bar Um Show Comedy, casa especializada em comédia, localizada na rua Onze de Agosto, entre o Centro e o Gopouva.
Questionado sobre a apresentação em Guarulhos, ele dá mais um spoiler sobre o evento e contextualiza a referência a Will Smith. “Eu brinco com minha rotina esportiva de maratonista aquático da melhor idade. Inclusive eu tenho uma teoria sobre porque os pretos não combinam com esportes de neve. Quem quiser saber tem que conferir o show ao vivo! Inclusive tô pensando seriamente em levar um segurança pro palco. Não quero dar match com um tapão na cara durante meu show”, enfatiza.
Confira outros trechos da entrevista:
Você atua no stand-up há alguns anos. No entanto, fez muito sucesso atuando em programas como TV Pirata e o Casseta. Foi difícil essa transição? Qual a diferença entre eles?
Cada mídia tem suas características e desafios. Quando você faz um roteiro de esquete pra tevê, você tem que se preocupar com a descrição e ação de toda a cena, além de se comunicar com toda uma cadeia de produção. Cenário, figuração, figurino e etc. O público assiste apenas uma parte do espetáculo. O produto final que vai ao ar.
Quando você está pensando num texto de stand up ( que não tem recursos de personagem tampouco a quarta parede) sua conexão com a plateia vai acontecer através da interpretação de seu texto autoral. Precisamos desenhar ao vivo toda a contextualização através da fórmula matemática do humor: setup + punchline. Apesar de ser engenheiro por formação, me encontrei na matemática do riso.
E no fim das contas, uma área te ajuda na outra. (tevê e palcos).
O que você define como “humor inteligente”?
Eu não sei se sou inteligente o suficiente pra te dar uma boa definição
Como é esse convívio com os humoristas mais jovens nessa sua fase do stand-up? Você convida a Cintia (Rosini) para o espetáculo…
É um intercâmbio bem legal. Eu trago minha vivência de décadas na área do humor. Mas tenho aprendido bastante com essa nova geração. A comédia stand up, por ser um humor de observação, sempre vai ter um olhar diferente e único baseado em vivências de vida totalmente distintas. É uma expressão cultural muito pessoal.
Essa troca sempre é muito válida porque acredito que o humor evolui e acompanha as demandas de cada geração. A versatilidade do stand up dialoga muito com outras formas de humor por ter nos humoristas também a função de redatores.
Sobre Helio de La Peña
Carioca da Vila da Penha, 62 anos, casado, três filhos, formado em engenharia pela UFRJ. Um dos criadores do programa “Casseta & Planeta, Urgente!” (Tv Globo), no ar de 1992 a 2010, onde atuou e escreveu. Nos palcos, já se apresentou com o grupo Coisa de Preto, em São Paulo, Rio, Curitiba, atuando com Yuri Marçal, Kedny Silva, Gui Preto, Bruna Braga, entre outros.
Sobre Cíntia Rosini – humorista convidada
“A Cíntia Rosini é uma excelente artista. Tanto que já pode ser vista num especial da Netflix, Lugar de Mulher. Sua trajetória é bem interessante. Ela vem da Palhaçaria . Já trabalhou com coletivos de humor na África e também na Europa. Assim como eu, veio de outra área do humor. Tem uma bagagem completamente diferente da minha pra trazer para o estilo de cara limpa. E tem sido assim nos meus shows pelo Brasil. Tanto no revezamento nos palcos, quanto nos camarins , uma troca riquíssima de conhecimento e claro, muita piada”, define La Peña.
Ingressos
Os ingressos estão disponíveis no site do Sympla. Há entradas com valores a partir de R$ 35 (mais taxa de serviço). Quanto maior o número de pessoas, contudo, o custo diminui. A mesa para oito pessoas tem uma média de R$ 30.
Serviço
Sexta, 08/4 – La Peña convida Cintia Rosini
Horário: 21h
Local: Um Show Comedy Bar Guarulhos
Avenida Onze de Agosto, 306, Jardim Zaira
Guarulhos, SP
Ingressos: Sympla
Classificação: 16 anos
Informações: (11) 94384-7272
Produção: Saci de Mochila
Redes Sociais
Instagram e Twitter : @lapena
Facebook: Helio de La Pena
Agenda completa: https://linktr.ee/heliodelapena