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Honda CR-V – Espaço de utilitário, versatilidade de minivan e dirigibilidade de sedã

Confira avaliação deste SUV da Honda que ganha bastante espaço no mercado brasileiro

Os SUVs (Sport Utility) caíram no gosto do consumidor brasileiro. De alguns anos para cá, o número de opções, das mais diferentes marcas, fez com que o mercado ficasse bastante aquecido. As fábricas já instaladas no Brasil passaram a ser ameaçada com a invasão dos orientais, sobretudo dos modelos importados da Coréia do Sul, como Kia e Hyundai. O Honda CR-V, avaliado pelo GuarulhosWEB, é um bom exemplo de um carro, que já está no Brasil desde 2000,  mas que precisou evoluir para garantir seu espaço.

A versão que chegou por aqui neste ano vem do México mas com as últimas atualizações do modelo mundial da marca. Tem espaço de utilitário, versatilidade de uma minivan e a dirigibilidade de um sedan. Ou seja, reuniu as principais vantagens de cada uma dessas categorias, aliado a confiabilidade que o modelos Honda oferecem, para cair nas graças do consumidor mais exigente.

Esta quarta geração do Honda CR-V incorporou o que há de mais avançado em tecnologia automotiva, incluindo alguns itens que deixavam a desejar na versão anterior. Conta com todo o pacote tecnológico que também passou a fazer parte da 9ª geração do Honda Civic, lançado no início deste ano no país e que já se tornou referência no segmento de sedans.

Central inteligente reúne informações úteis

O grande atrativo da nova geração é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.

A SS avaliou um modelo LX automático, versão de entrada que também conta com  a opção de transmissão manual. Com design mais atraente, o CR-V também ficou sensivelmente mais potente com seu novo motor de 155 cv. Na cidade, o carro se mostra bastante versátil e se sai bem nas diferentes manobras necessárias. Responde bem quando precisa demais força e se comporta suave na maior parte do tempo. O consumo agrada. Faz cerca de 8 km/l mesmo com ar condicionado acionado em meio ao trânsito pesado. Na estrada, comporta-se como um sedã. Oferece conforto e desempenho satisfatório. O consumo sobre para a casa dos 11 km/l de gasolina. Nada mal para um carro deste porte.

A evolução do CR-V é notada no momento em que você assume o volante. Não é necessário mais desviar seu olhar para receber todo tipo de informação por meio do novo i-MID (intelligent Multi-Information Display) em uma tela colorida de 6,5 polegadas, localizada no centro do painel. De forma intuitiva, é simples ter acesso aos mais diferentes tipos de informações, fornecidas pelo computador de bordo (hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa; relógio; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras e autonomia, que é apresentada em alcance. O computador de bordo também conta com o medidor do consumo instantâneo.

A mesma tela exibe as funções do sistema de áudio como rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes. É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Uma foto ou imagem pode ser inserida na central. Basta conectar um pen drive.

 

Função Econ garante maior autonomia

O Honda CR-V vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem "ECON ligado" é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático. Vale ressaltar que o Honda CR-V preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON.

A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do novo Honda CR-V e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras.

 

Porta-malas está maior

O porta-malas maior é uma das novidades dessa geração. Tem capacidade para 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Mas pode aumentar ainda mais. Isso se deve à incorporação do sistema de rebatimento dos assentos traseiros, que deixa o piso de carga praticamente plano ao dobrar os bancos. Com um único movimento em uma alavanca localizada no porta-malas ou alça na lateral do assento traseiro, automaticamente é recolhido o protetor de cabeça, levanta-se o assento e é dobrado o encosto. Dessa maneira, com os bancos rebatidos, o porta-malas tem capacidade para 1.146 litros (até a altura do vidro traseiro).

 

Motor mais potente

O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC da quarta geração do Honda CR-V está mais potente. Passa a desenvolver 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.300 rpm. Aliás, o torque da linha 2012 tem ‘mais fôlego. Ou seja, o Honda CR-V apresentará saídas mais vigorosas.

A transmissão automática de cinco velocidades permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com a tecla D3. O sistema é indicado a ser utilizado em rodovias que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisa encarar subidas.

Outro item com destaque em sua transmissão automática é a tecnologia Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha. O sistema identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição, melhora ainda mais o desempenho e evita as trocas desnecessárias de marchas, assegurando ainda mais conforto e segurança aos ocupantes.

Como todos os modelos da marca comercializados no Brasil, o Honda CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Está disponível nas cores Preto Cristal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Branco Tafetá.

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