Os SUVs (Sport Utility) caíram no gosto do consumidor brasileiro. De alguns anos para cá, o número de opções, das mais diferentes marcas, fez com que o mercado ficasse bastante aquecido. As fábricas já instaladas no Brasil passaram a ser ameaçada com a invasão dos orientais, sobretudo dos modelos importados da Coréia do Sul, como Kia e Hyundai. O Honda CR-V, avaliado pelo GuarulhosWEB, é um bom exemplo de um carro, que já está no Brasil desde 2000, mas que precisou evoluir para garantir seu espaço.
A versão que chegou por aqui neste ano vem do México mas com as últimas atualizações do modelo mundial da marca. Tem espaço de utilitário, versatilidade de uma minivan e a dirigibilidade de um sedan. Ou seja, reuniu as principais vantagens de cada uma dessas categorias, aliado a confiabilidade que o modelos Honda oferecem, para cair nas graças do consumidor mais exigente.
Esta quarta geração do Honda CR-V incorporou o que há de mais avançado em tecnologia automotiva, incluindo alguns itens que deixavam a desejar na versão anterior. Conta com todo o pacote tecnológico que também passou a fazer parte da 9ª geração do Honda Civic, lançado no início deste ano no país e que já se tornou referência no segmento de sedans.
Central inteligente reúne informações úteis
O grande atrativo da nova geração é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.
A SS avaliou um modelo LX automático, versão de entrada que também conta com a opção de transmissão manual. Com design mais atraente, o CR-V também ficou sensivelmente mais potente com seu novo motor de 155 cv. Na cidade, o carro se mostra bastante versátil e se sai bem nas diferentes manobras necessárias. Responde bem quando precisa demais força e se comporta suave na maior parte do tempo. O consumo agrada. Faz cerca de 8 km/l mesmo com ar condicionado acionado em meio ao trânsito pesado. Na estrada, comporta-se como um sedã. Oferece conforto e desempenho satisfatório. O consumo sobre para a casa dos 11 km/l de gasolina. Nada mal para um carro deste porte.
A evolução do CR-V é notada no momento em que você assume o volante. Não é necessário mais desviar seu olhar para receber todo tipo de informação por meio do novo i-MID (intelligent Multi-Information Display) em uma tela colorida de 6,5 polegadas, localizada no centro do painel. De forma intuitiva, é simples ter acesso aos mais diferentes tipos de informações, fornecidas pelo computador de bordo (hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa; relógio; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras e autonomia, que é apresentada em alcance. O computador de bordo também conta com o medidor do consumo instantâneo.
A mesma tela exibe as funções do sistema de áudio como rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes. É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Uma foto ou imagem pode ser inserida na central. Basta conectar um pen drive.
Função Econ garante maior autonomia
O Honda CR-V vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem "ECON ligado" é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático. Vale ressaltar que o Honda CR-V preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON.
A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do novo Honda CR-V e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras.
Porta-malas está maior
O porta-malas maior é uma das novidades dessa geração. Tem capacidade para 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Mas pode aumentar ainda mais. Isso se deve à incorporação do sistema de rebatimento dos assentos traseiros, que deixa o piso de carga praticamente plano ao dobrar os bancos. Com um único movimento em uma alavanca localizada no porta-malas ou alça na lateral do assento traseiro, automaticamente é recolhido o protetor de cabeça, levanta-se o assento e é dobrado o encosto. Dessa maneira, com os bancos rebatidos, o porta-malas tem capacidade para 1.146 litros (até a altura do vidro traseiro).
Motor mais potente
O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC da quarta geração do Honda CR-V está mais potente. Passa a desenvolver 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.300 rpm. Aliás, o torque da linha 2012 tem ‘mais fôlego. Ou seja, o Honda CR-V apresentará saídas mais vigorosas.
A transmissão automática de cinco velocidades permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com a tecla D3. O sistema é indicado a ser utilizado em rodovias que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisa encarar subidas.
Outro item com destaque em sua transmissão automática é a tecnologia Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha. O sistema identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição, melhora ainda mais o desempenho e evita as trocas desnecessárias de marchas, assegurando ainda mais conforto e segurança aos ocupantes.
Como todos os modelos da marca comercializados no Brasil, o Honda CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Está disponível nas cores Preto Cristal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Branco Tafetá.