Cidades

Horário de Verão começa neste final de semana

Na madrugada de sábado para domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A 42ª edição do Horário de Verão entrará em vigor, com duração de 119 dias, até a meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2013. O principal objetivo é o de diminuir o consumo de energia elétrica, com mais tempo de luz natural, principalmente, em períodos considerados como "horários de pico", entre 18h e 21h, onde o consumo é bem maior.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a aplicação da medida no sistema Sudeste/Centro-Oeste em 2011/2012 resultou em uma redução de demanda de 1.840 MW no horário de ponta, equivalente a 4,4%. Considerando apenas o estado de São Paulo, a redução foi de 985 MW, ou 4,5%. O benefício econômico relativo ao custo evitado de geração térmica para a segurança operativa chegou a 160 milhões de reais no Sistema Interligado Nacional.

A diretora operacional Carolina Cavalheiro Pinheiro, de 22 anos, afirma que, mesmo com as mudanças que acontecem no organismo, até se adaptar ao novo horário, ela é a favor da ação. "Dá para aproveitar bem a iluminação natural no final da tarde início da noite. Assim, dá impressão que o dia fica mais longo".
Para o período 2012/2013, a ONS espera resultados semelhantes ao do último período.

Posso ajudar?