Saúde

Hospital Pimentas recebe novo equipamento de videolaparoscopia

A Prefeitura de Guarulhos obteve nesta terça-feira (16) um importante avanço dentro da área médica da cidade. O Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB), administrado pela Santa Casa de São Bernardo do Campo, inaugurou o novo equipamento de videolaparoscopia.
O responsável técnico pelo corpo clínico do HMPB, Junior Correia Fernandes, explicou que o novo aparelho já está em pleno funcionamento. “Ele proporciona mais agilidade nos atendimentos de cirurgias, com maior precisão e segurança para os pacientes”.

Fernandes comentou ainda que a partir de agora as cirurgias serão muito mais rápidas e ajudarão na recuperação dos pacientes, já que a nova técnica é considerada menos invasiva.

O que é
A videolaparoscopia é um procedimento que pode atuar como exame de diagnóstico ou técnica cirúrgica e é o método atualmente mais utilizado para diagnóstico e tratamento de patologias intra-abdominais.

A cirurgia por videolaparoscopia é realizada por meio de pequenos furos no corpo do paciente, que variam de acordo com o objetivo da cirurgia. Nesses furos uma microcâmera com fonte de luz é inserida com o objetivo de visualizar o interior do organismo e os instrumentos necessários para realizar o procedimento, sem que haja necessidade do corte tradicional feito com bisturi.