Na edição de outubro do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca a soma de 2,1 milhões de novos inscritos nas plataformas digitais dos 50 clubes monitorados durante o mês de agosto. Destacam-se: Flamengo, Corinthians, Íbis, Palmeiras e São Paulo. Juntos, foram responsáveis por mais de 1,6 milhão de inscrições, ou 63% do total entre todos os clubes no período.
O grande destaque do levantamento é o Íbis, conhecido pela alcunha de pior time do mundo, que emergiu com ativações no TikTok e ficou atrás apenas dos líderes Flamengo e Corinthians no volume total de novas inscrições durante o último mês.
O Flamengo mantém a liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro somou mais de 630 mil novas inscrições em seus canais oficiais e ultrapassou a marca dos 42 milhões de inscrições em suas plataformas oficiais. 70% do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Instagram (38%) e no TikTok (32%). O clube liderou o crescimento mensal em todas as cinco plataformas monitoradas no último mês.
O Corinthians registrou o segundo melhor resultado do último mês ao somar mais de 380 mil novas inscrições no combinado de suas contas. No último mês 73% do desempenho corintiano foi concentrado em seus perfis oficiais no Instagram (47%) e TikTok (26%). O “Timão” obteve o segundo melhor desempenho no Twitter, Instagram e YouTube, e ultrapassou a marca de 6 milhões de seguidores em seu perfil oficial no Instagram.
O Íbis somou 128 mil novos inscritos e assegurou o terceiro melhor desempenho mensal em setembro. O clube pernambucano, que atualmente disputa a Série A2 do estadual e ostenta as alcunhas de “Pássaro Preto” e também de “Pior time do mundo”, fez sua estreia entre os melhores resultados mensais em 2021 e obteve o segundo maior crescimento no TikTok em setembro, com 102 mil novos inscritos na plataforma. Com este avanço, o clube ganhou duas posições no ranking geral e figura, atualmente, na 29ª posição.
O Palmeiras, finalista da atual edição da Copa Libertadores da América marcou o quarto melhor desempenho ao somar 83 mil novos inscritos no combinado de suas redes ao longo do mês de setembro. Cerca de 80% do crescimento alviverde foi concentrado em seus perfis oficiais no Instagram (53%) e Instagram (24%). Este crescimento fez clube alcançar a marca de 14 milhões de inscrições entre seus perfis oficiais.
O São Paulo obteve o quinto maior crescimento ao somar cerca de 70 mil novas inscrições no último mês. Cerca de 70% do desempenho são-paulino no último mês teve origem em sua base de seguidores no Instagram (43%) e no Twitter (25%).