Faltam pouco mais de quatro meses para o Brasil receber a tão propagada Copa do Mundo. Guarulhos, com o maior aeroporto internacional do país, será inevitavelmente a porta de entrada de estrangeiros que irão em busca de alguma das sedes espalhadas por todo o território nacional. Mas a cidade está preparada para receber tantos visitantes, durante os 30 dias que o país do futebol irá respirar bolas por todos os lados? Provavelmente não.
O Aeroporto, privatizado há menos de dois anos, é um grande canteiro de obras. O transporte por trem até São Paulo atrasou tanto que as obras estão apenas na fase inicial. Nem táxis existem em número suficiente para levar os turistas até os hotéis da cidade ou da Capital. Por ônibus, então, nem pensar.
Guarulhos vai receber apenas uma Seleção, a do Irã, que irá se instalar em um dos hotéis localizados nas proximidades do Aeroporto. Mesmo assim, muitos estrangeiros, interessados em jogos na Arena Corinthians, em construção em Itaquera, na zona leste de São Paulo, podem optar por se hospedar na rede hoteleira local, já que é a mais próxima do estádio. Esses, por sua vez, encontrarão grandes dificuldades para se deslocar até lá. Não há linhas de transportes regulares nesse trajeto.
Leia mais:
Turistas estrangeiros encontrarão cidade deteriorada
Cidade tem sujeira e problemas para todo lado
Aeroporto corre contra o tempo