Cidades

IMÓVEIS – Bancos apostam em palestras sobre financiamentos nas imobiliárias

A qualificação dos profissionais é para que as dúvidas dos clientes sejam esclarecidas aproveitando a expansão da oferta de imóveis que aumenta a procura pelo financiamento

Devido a expansão da oferta de imóveis em Guarulhos, a procura por financiamentos habitacionais vem aumentando consideravelmente. Exemplo disso é o levantamento apresentado pela Caixa Econômica Federal (CEF) que revelou aumento de 30% na concessão de crédito imobiliário (conforme reportagem publicada na edição da última terça-feira do Guarulhos Hoje).

Neste sentido, as imobiliárias investem na capacitação de seus corretores e funcionários com vista a financiamentos oferecidos por instituições financeiras privadas, como ocorrido recentemente, em palestra ocorrida nas dependências da Gaetano Imóveis. Com o intuito de mostrar o funcionamento e esclarecer dúvidas dos créditos imobiliários, Andréa Medeiros, gerente comercial da Gaetano Imóveis chamou dois palestrantes do Banco Santander, que passou todo o procedimento, desde começo do financiamento até a venda.

De acordo com ela, cerca de 35 participantes conseguiram esclarecer suas dúvidas. "Foi muito importante a palestra. As pessoas puderam perguntar sobre documentação, tarifas e procedimentos de compra e venda", relatou.

Para visualizar e fazer comparações com outros bancos sobre as condições e valores de parcelas, é possível acessar os sites de instituições financeiras e fazer uma simulação do financiamento imobiliário. Os portais do Santander e Caixa Econômica Federal já disponibilizam o simulador, uma ferramenta prática que ajuda o cliente durante a compra do imóvel.

Ao realizar a simulação é importante comparar as taxas de juros, o CET – Custo Efetivo Total do financiamento e o CESH – Custo Efetivo do Seguro Habitacional, calculados conforme a regulação vigente.

Antes de tudo, também é importante que o cliente certifique as documentações se estão registradas no Cartório de Registro de Imóveis. Além de pesquisar na prefeitura se existe algum débito ou atraso da propriedade. Obter informações como restrições que possam impedir o uso futuramente, obras futuras nas proximidades e eventuais irregularidades na documentação ou na área também são fundamentais.

Posso ajudar?