Cidades

Implantação de novo sistema de voos trava Aeroporto de Guarulhos

A implementação de um novo sistema de voos que controla a malha aérea nacional provocou atrasos durante a madrugada desta quinta-feira (12) no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, informou que, desde o início das operações do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) para a implementação do sistema Navegação Aérea em Performance, houve impacto nas partidas dos voos. Entre as 23h45 e 6h, das 43 decolagens programadas, 33 registraram atrasos superiores a 30 minutos.

O balanço da Infraero, que mantém um site com a situação dos voos em todos os aeroportos do país, no entanto, apontou que três voos em Cumbica chegaram a ser cancelados. A GRU Airport respondeu que esses voos não estão mais operando, e a informação não foi atualizada no sistema da Infraero.

No balanço das 10h, a Infraero informava que, dos 84 voos domésticos previstos até o horário, dez sofreram atrasos. Dos 31 voos internacionais, 18 registraram problemas no horário de partida. Às 10h, duas partidas estavam atrasadas. Segundo a GRU Airport, o novo sistema deve diminuir o tempo das viagens.