Cidades

Preços dos alimentos para a ceia de Natal variam até 500%

Pesquisa realizada pela Prefeitura de Guarulhos em 11 supermercados da cidade revela considerável variação no preço de alimentos tradicionais para a ceia de Natal.

Enquanto o quilo do pernil mais barato pode ser encontrado por R$ 8,49, o mais caro custa R$ 21,90, o que corresponde a uma variação de aproximadamente 258%.

Entre os demais produtos com maior diferença nos preços estão o tender (167%), chester (202%), bacalhau (317%), espumante (154%), panetone (119%), lentilha (385%) e o milho em conserva (500%).

O estudo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e divulgado na semana passada tem por objetivo orientar o consumidor. Foram comparados os preços praticados nos supermercados e atacadistas Cobal, Comercial Esperança, Extra, Assai, X, Polmark, Lopes, Sonda, Carrefour e Roldão.

Responsáveis pelo trabalho em campo, os técnicos do Departamento de Relações de Abastecimento compararam o valor de 41 itens, entre eles o tender, azeite, azeitona, lasanha, palmito, vinho, enlatados e frutas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano Benedito Aparecido da Silva, a pesquisa de preços é um instrumento pelo qual os cidadãos podem comparar e escolher melhor os estabelecimentos nos quais irão fazer suas compras. "Uma prestação de serviço que se transforma em ferramenta à serviço da população", frisa.

Semanalmente, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) realiza a pesquisa de preço da cesta básica contendo alimentos em geral e produtos de higiene pessoal.