A inadimplência do consumidor recuou 8,0% em fevereiro ante janeiro na comparação dessazonalizada, informou nesta sexta-feira, 10, a Boa Vista SCPC. Já no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, foi registrada queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes.
Na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês do ano passado, foi constatada retração de 8,3%. Na análise acumulada em 12 meses por regiões, houve queda no Sul (-5,3%), Sudeste (-5,1%), Centro-Oeste (-0,3%) e Nordeste (-0,1%). A única região que registrou avanço nos calotes foi a Norte (1,4%).
Para a Boa Vista, os recuos verificados na inadimplência são justificados pelas adversidades que atingem a economia brasileira há dois anos, provocando maior cautela nas famílias e inibindo o consumo. A instituição afirma que a perspectiva de crescimento econômico moderado, aliada à melhora da renda e queda dos juros e da inflação, deve favorecer uma “retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que colaboram para manter o atual ritmo de queda da inadimplência”.
O indicador de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. Em São Paulo, passou-se a usar como referência o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC, em virtude da Lei Estadual nº 15.659/2015.