A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o adiamento do início da operação comercial da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu para janeiro de 2018. A previsão inicial era de que a primeira das três unidades geradoras da usina começasse a operar ainda em 2016.
O empreendimento será instalado no sudoeste do Paraná, com capacidade de 350,2 MW e potência capaz de abastecer de 1 milhão de pessoas. A usina é de propriedade do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, liderado pela empresa Geração Céu Azul. O investimento total estimado na obra é da ordem de R$ 1,6 bilhão.
Pelo novo calendário aprovado pela Aneel em 19 de janeiro e publicado nesta segunda-feira, 1º, no Diário Oficial da União (DOU), ações como desvio do rio, início da montagem eletromecânica, obtenção da Licença Ambiental de Operação e início do enchimento do reservatório serão executadas até 2017.
Também deverá ocorrer ainda em 2017 o início da operação em teste da primeira unidade geradora. O prazo final de implantação da obra é 11 de maio de 2018, quando as três unidades geradoras já deverão ter iniciado efetivamente a operar comercialmente.