Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Sport, neste sábado, o Internacional logrou o objetivo proposto pelo técnico Argel Fucks na véspera da partida no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro: desclassificado nas quartas de final da Copa do Brasil, a aposta do clube gaúcho passou a ser a vaga na Copa Libertadores, o que obriga o time a vencer pelo menos 7 ds 10 jogos antes do fim da competição.
O primeiro triunfo deixou o Internacional mais perto do G4 do Brasileirão – o grupo de classificados à Libertadores -, a um ponto do Palmeiras, que joga neste domingo contra a Chapecoense, fora de casa.
Antes do início da partida, a torcida colorada saudou calorosamente o técnico do Sport, Paulo Roberto Falcão, ídolo do time gaúcho onde foi tricampeão brasileiro nos anos 70. Era a primeira vez que o hoje treinador pisou no estádio Beira-Rio como adversário do clube que o consagrou.
Dentro de campo, a partida foi equilibrada e os três gols foram marcados em um intervalo de 15 minutos – entre os 19 e os 36 do segundo tempo. O Sport questionou o primeiro gol do Internacional, atribuindo a Lisandro López um toque de mão – que o jogador argentino garante ter sido de peito.
O Sport começou superior e nos primeiros 10 minutos teve duas oportunidades de abrir o placar. A partir daí, entretanto, depois de uma grande defesa de Danilo Fernandes em um chute de Valdívia, o domínio foi do Internacional – que inclusive meteu uma bola no travessão esquerdo do Sport.
O segundo tempo foi menos intenso, mas os três gols garantiram a emoção. O placar foi aberto pelo polêmico gol de Lisandro López aos 19 minutos depois de um rebote de Danilo Fernandes. O lance começou com grande jogada de Anderson pela esquerda, que cruzou na pequena área para o colega concluir.
Aos 34 minutos, o Sport empatou em um contra-ataque de Diego Souza, que deixou Elber na cara do gol para anotar aproveitando a defesa aberta do Internacional. Menos de um minuto depois, o clube gaúcho respondeu em jogada pelo lado esquerdo com Valdívia, que cruzou para Rodrigo Dourado mandar para a rede de cabeça.
Antes de terminar a partida, o Sport ainda teve um jogador expulso: irritado com o resultado, o meia Diego Souza agrediu Leo sem bola e levou o cartão vermelho direto. Com a derrota, o time pernambucano caiu para a 10.ª colocação.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 x 1 SPORT
INTERNACIONAL – Alisson; William (Léo), Paulão, Réver (Vitinho) e Ernando; Nilton, Rodrigo Dourado, Anderson (Silva) e Alex; Valdívia e Lisandro López. Técnico: Argel Fucks.
SPORT – Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Wendel (Régis), Rithely, Marlone e Diego Souza; Maikon Leite (Élber) e André (Hernane). Técnico: Paulo Roberto Falcão.
GOLS – Lisandro López, aos 19, Élber, aos 34, e Rodrigo Dourado, aos 36 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – William e Nilton (Internacional); Samuel Xavier e Renê (Sport).
CARTÃO VERMELHO – Diego Souza (Sport).
ÁRBITRO – Bráulio da Silva Machado (SC).
RENDA – R$ 356.535,00.
PÚBLICO – 17.614 pagantes.
LOCAL – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).