O número de pessoas internadas por doenças cerebrovasculares (AVC), em Guarulhos vem apresentando queda nos últimos três anos. Em 2010 foram registrados 1171 casos, o que equivale a 97,58 casos por mês. Em 2011 foram verificados 1100 internações, ou seja, a cada 30 dias foram registrados 91,66. Em 2012, os dados preliminares indicam uma média mensal, de janeiro a julho de 84,42, perfazendo um total de 591 internações. Os números indicam para uma queda de aproximadamente de 13%.
Já em relação ao número de mortes a queda foi menor. Em 2010 aconteceram 576 óbitos, representando 48 falecimentos por mês. Em 2011 aumentou para 49,41, com um resultado de 593 mortes. E segundo os dados preliminares dos primeiros setes meses deste ano apontam uma queda, foram 330 óbitos, o que equivale a 47,14.
Para diminuir ainda mais esse número, que representa a segunda causa de morte no mundo, os pacientes encontram projetos como o Pratique Saúde e o Programa de Hipertensão e Diabete, que oferecem orientações na prática de atividade física, acompanhamento psicológico, nutricionista, entre outros. Para informações específicas o munícipe pode procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Academia Brasileira de Neurologia promove Dia Mundial do AVC
A Academia Brasileira de Neurologia e demais entidades médicas relacionadas ao Acidente Vascular Cerebral promovem, em 29 de outubro, o Dia Mundial do AVC. Com o slogan "Eu me importo", que tem por objetivo levar mais informações à população e aos médicos, sobre os fatores de risco, sinais de alerta e importância do tratamento imediato.
Sinais de alerta
Com inicio repentino, o Acidente Vascular Cerebral aparece os seguintes sinais:
– Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna;
– Dificuldade de fala e compreensão do que é escutado;
– Alteração da visão;
– Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou dificuldade para caminhar;
– Dores de cabeça sem causa aparente.