Apesar da reabertura de shoppings, comércios e serviços de rua, ocorrida na última sexta-feira, 12/6, após determinação do prefeito Guti, o índice de isolamento social em Guarulhos não registrou quedas bruscas.
De acordo com os dados divulgados pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira, 15, por exemplo, a marca foi de 45% de distanciamento, a mesma atingida no mesmo dia da semana anterior. Na sexta-feira, primeiro dia de flexibilização, no sábado e no domingo, a cidade registrou 1% de queda em comparação à semana passada.
O prefeito Guti disse que a reabertura gradual das atividades econômicas estava associada à obediência da população em relação às regras estabelecidas e a outros quesitos, como, por exemplo, o crescimento do contágio do Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos em Guarulhos.
Além dos índices satisfatórios de isolamento social já apontados, conforme publicado pelo GuarulhosWeb, o município registrou 11 dias de queda na média móvel de novos casos da doença. A reportagem também registrou que a taxa de ocupação de leitos de UTI, que já foi de 100%, atingiu 73% nesta segunda-feira.