Muita gente ainda olha de canto para os carros da JAC. O cara gosta, acha interessante, bonito, percebe que tem bom desempenho, fica abismado com o tanto de equipamentos de série incorporados, mas ainda torce o nariz. Sei não, costuma dizer. Dez anos após ter chegado ao Brasil com o compacto J3 “completo de série”, a JAC Motors ainda sofre preconceitos por sua nacionalidade. Mas será que a mesma pessoa, depois de meses esperando pela salvadora vacina, vai recusar a Coronavac, só porque foi fabricada na China? Tirando meia dúzia de desinformados, com certeza a resposta é não.
Pois é isso. Para começar a ler este texto, despoje-se de preconceitos e arregace a manga da camisa para receber a agulha. Comparações à parte, o negócio é sério. A China produz ótimos produtos sim. Desta forma, vamos ao JAC T50 Plus, avaliado durante uma semana pelo Carro Express/GuarulhosWeb. Na onda dos SUVs, desde que abandonou a importação de hatchs e sedãs, a fabricante aposta agora na modernização de modelos que se saem muito bem em desempenho, tecnologia e segurança, enquanto prepara um passo ainda mais a frente com os elétricos que já começaram a chegar por aqui.
O novo T50 Plus 2021, que custa com o pacote mais completo menos de R$ 110 mil, valor abaixo de concorrentes diretos que oferecem até menos equipamentos de série. Ele conta com o motor 1.6 16V DVVT movido somente a gasolina. Oferece potência de 138 cavalos a 6.000 rpm, e 17,1 kgfm de torque, a 4.000 rpm, uma boa evolução ao T5, modelo que o antecedeu com motor 1.5 flex com 127 cv de potência.
Meio complicado optar por um modelo hoje sem a opção de etanol, mas a performance acaba justificando. A transmissão automática do tipo CVT até que se encaixa bem, respondendo de forma interessante, pipocando apenas em reduzidas, quando demora um pouco para entender a diminuição de velocidade.
O câmbio conta com três modos de operação: “D” (Drive, ou modo de condução normal), “S” (Sport, ou modo esportivo) e “Sequencial ou Manual” (pode ser comandada pela alavanca no console central identificada).
No visual, o JAC T50 Plus apresenta sua maior evolução. A grade hexagonal dianteira ganhou frisos cromados, os faróis duplos afilados contam LEDs diurnos, enquanto os faróis de neblina ficam posicionados bem abaixo. Passa um aspecto de modernidade que difícil não agradar até os mais críticos. Maçanetas e outros detalhes são cromados. As lanternas traseiras têm desenho harmônico. Conta com rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55, duas barras no teto.
Entre os equipamentos, retrovisores com ajustes elétricos que possuem repetidores de direção. A câmera de ré com visão no display da multimídia, que tem tela 10,25 polegadas, facilitando demais a visualização. No modelo avaliado, câmera de imagem panorâmica 360º mostra o carro de cima, facilitando ainda mais qualquer tipo de manobras.
O multimídia oferece conexão para Android Auto e Apple Carplay, reprodução de vídeo, de entradas auxiliar/USB/SD, do rádio AM/FM e da conexão HDMI. Além de Bluetooth, o dispositivo vem com o MirrorLink, espelhamento para diversos smartphones. Tudo pode ser acessado pelo volante em couro, onde se concentram todos os comandos, incluindo o piloto automático. O acabamento interno também não deixa a desejar. O console e difusores de ar e outras partes do acabamento, possuem tonalidade cinza.
O ar-condicionado é automático. Há porta-copos, apoio de braço central, maçanetas cromadas e bancos em couro com costura vermelha. O espaço interno agrada, tanto para quem vai nos bancos dianteiros como no traseiro. Pessoas de maior estatura vão muito bem, devido a boa altura do teto. O porta-malas tem capacidade de carga de até 600 litros.
JAC T50 Plus
– Chave Smart (Keyless),
-fechamento dos vidros com comando na chave,
– Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas,
– Alerta para localização de carro,
– luz de direção de LED,
– faróis com regulagem elétrica de altura,
– lanternas de neblina (traseira),
– luzes de conversão estática,
– vidros elétricos,
– sistema antiesmagamento dos vidros elétricos,
– rodas em liga leve aro 16
– painel Soft Touch com acabamento em couro,
– computador de bordo,
– cluster com iluminação automática em LED,
– volante multifuncional com ajuste de altura,
– entrada USB dianteiro e entrada USB traseiro,
– banco traseiro bi-partido 4/6,
– encosto de cabeça para cinco ocupantes,
– porta copos dianteiro,
– apoio de braço dianteiro com compartimento,
– apoio de braço traseiro com porta copos e bolso porta revista atrás dos bancos dianteiros.
– alarme antifurto,
– aviso de cinto não acoplado (condutor e passageiro),
– fechamento central das portas,
– IMMO (imobilizador de motor),
– freios ABS com EBD, BA – Brake Assist/ BAS – Brake Assist System, TCS – Traction Control System,
– ESP – Eletronic Stability Program, HSA – Hill System Assist, BOS – Brake Overide System,
– TPMS – sistema de monitoramento de pressão dos pneus (com display),
– airbag lateral dianteiro, airbag de cortina lateral,
– travamento automático das portas à 15 km/h,
– Isofix.
– sistema de entrada/partida sem chave (KEYLESS),
– câmera de imagem panorâmica 360º,
– ar-condicionado digital, central multimídia de 10,25”,
– 4 alto falantes e 2 tweeters
– direção elétrica,
– sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro).
– rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores,
– faróis com acendimento automático,
– luzes diurnas de LED,
– rack de teto e antena de barbatana de tubarão
– volante revestido em couro,
– bancos em couro
– banco do condutor com ajuste manual em 6 posições