Início » VW T-Cross 200 TSI AT, o SUV 1.0 turbo que dá conta do recado
Carro

VW T-Cross 200 TSI AT, o SUV 1.0 turbo que dá conta do recado

Lançado em 2019 como o SUV de entrada da Volkswagen, o T-Cross não demorou para se destacar como uma opção bastante interessante para quem busca um carro de bom desempenho, voltado a pequenas famílias tanto para o uso na cidade como nas viagens. Desta vez, o GuarulhosWeb levou o modelo 2021 TSI AT para a estrada, numa viagem de mais de 600 quilômetros, com a família. O resultado foi muito satisfatório, tanto em conforto para os três ocupantes, desempenho e consumo de combustível.  

A versão 2021 do SUV da VW apresenta algumas novidades em relação ao modelo lançado dois anos antes, principalmente na tecnologia embarcada, o que facilita a condução e aumenta o prazer de dirigir. A central multimídia VW Play, por exemplo, com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, tem excelente visualização, é bastante intuitiva e facilita o acionamento dos APPs preferidos como Waze e Spotify. Na estrada, muita interatividade na escolha das playlists preferidas e os caminhos a seguir, sempre monitorado pelo aplicativo.  

No pé, o motor 1.0 flex, três cilindros, turbo, muito bem equilibrado com o câmbio automático, garante excelente dirigibilidade. Ele consegue desenvolver 115 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 128 cv com etanol, a 5.500 rpm. Na estrada, com gasolina, chegou a bater mais de 14 km/l durante um grande trecho, numa tomada mais tranquila. Quando a gente opta por um desempenho mais forte, bebe um pouco mais, entre 12,5 e 13 km/l, ainda assim bem interessante. Note-se que o motor, associado à transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, não pipoca. Basta pisar que a resposta é rápida e eficiente. 

No visual, o T-Cross apresenta algumas mudanças discretas na versão 21, com o acabamento inferior do pára-choque dianteiro em plástico preto que abriga os faróis de neblina, as luzes de condução diurna em LED. Na tomada de ar, um filete horizontal na cor cinza leva o nome do carro. 

O T-Cross 2021 tem rodas de liga-leve de 16 polegadas, com pneus 205/60 R16. Na traseira, o destaque para as lanternas com formato mais quadrado, que são interligadas por uma grossa barra em preto brilhante que percorre toda a parte superior da tampa do porta-malas. 

Por dentro, predomina o acabamento com plásticos rígidos, com uma barra horizontal com aparência texturizada no painel dá um efeito de contraste aos materiais mais. O painel de instrumentos é totalmente digital, com ar-condicionado automático, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas.  

Há ainda apoio de braço dianteiro ajustável, quatro entradas USB, volante multifuncional em couro, saída de ar traseira, entre outros itens que aumentam a sensação de conforto. O espaço interno do T-Cross agrada, inclusive na traseira. 

No porta-malas, há capacidade para 373 litros de bagagens, podendo chegar a 420 litros com a variação do encosto do banco traseiro. Sem problemas para levar toda a bagagem da família, sem sofrimento.  

Segundo a Volkswagen, o novo T-Cross 2021 é um dos mais seguros da categoria, graças à utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, além de uma série de equipamentos de segurança. 

 

O que VW T-Cross 200 TSI oferece 

airbags frontais, laterais e de cortina (seis airbags), 

indicador de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, controle eletrônico de estabilidade, 

controle de tração,  

assistente de partida em rampas,  

bloqueio eletrônico do diferencial,  

luzes diurnas de LED, 

 lanternas traseiras em LED,  

sistema Isofix,  

faróis de neblina com função “cornering light”,  

retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, 

direção elétrica,  

ar-condicionado manual,  

vidros, travas e retrovisores elétricos,  

alarme antifurto com comando remoto,  

vidros com função one touch,  

banco do motorista com ajuste de altura,  

volante multifuncional ajustável em altura e profundidade,  

computador de bordo,  

sensor de estacionamento traseiro, 

 rack de teto,  

rodas de liga-leve aro 16,  

som Media Plus com Bluetooth e USB,  

entrada USB no painel,  

chave canivete,  

piloto automático,  

saída do ar-condicionado para os ocupantes traseiros,  

duas saídas USB para recarga de smartphones para os ocupantes do banco traseiro,  

volante multifuncional revestido em couro com ‘Paddle Shift’, 

 descansa braço central com porta-objetos