Estadão

Jim Jordan fracassa na terceira tentativa de chegar à presidência da Câmara nos EUA

O deputado republicano Jim Jordan não conseguiu pela terceira vez votos suficientes nesta sexta-feira, 20, para chegar à presidência da Câmara dos Representantes. Ele perde espaço em sua batalha para tentar o apoio dos colegas, o que lança a Casa em um impasse.

A votação desta manhã teve 194 deputados a favor de Jordan, 210 votos para o nome democrata, Hakeem Jeffries, e 25 para outros republicanos. É necessário a maioria dos votos (217) para obter o cargo.

Jordan continua a perder apoio em seu partido. Na disputa de hoje, houve 25 dissidentes, quando na segunda eles eram 22 e na primeira, 20. O impasse ocorre mais de duas semanas após Kevin McCarthy ser retirado do cargo. Não há ainda plano alternativo, após ter sido rejeitada a proposta de dar mais poderes ao temporário Patrick McHenry, também republicano.

Jorden é apontado como um aliado do ex-presidente Donald Trump. Ele tem se recusado a responder de modo direto se acredita que a eleição presidencial de 2020 foi roubada. Agora, a Câmara está com trabalhos congelados, até que seja eleito um novo presidente.

Legisladores dos dois partidos desejam aprovar mais auxílio a Israel e à Ucrânia, enquanto o prazo para nova decisão sobre o financiamento do governo federal americano está previsto para meados de novembro.

Posso ajudar?