Em 1998, o Audi TT chegou ao Brasil para colocar a marca das quatro argolas em uma posição de destaque entre os esportivos compactos. O modelo lançado no Salão do Automóvel daquele ano já chamava a atenção pelas inovações e equipamentos embarcados. Desde então, a Audi lançou vários modelos com o "sobrenome" RS, que indicam tratar-se de carros que primam pela potência do motor e prazer de dirigir.
Agora, a Audi traz o TT RS, que o GuarulhosWeb teve a oportunidade de experimentar nesta semana em um teste rápido, entre São Paulo e Santos, em um evento para jornalistas que tiveram contato com quatro modelos da marca. O novo A4 e os também esportivos S5 e S7, que serão destacados em reportagens à parte. O TT RS Coupé sai por R$ 399 mil e RS Roadster por R$ 419 mil
A Audi ofereceu um TT RS Coupé para encher de água a boca e os olhos dos jornalistas especializados. E não deu outra. Mesmo sob forte chuva na rodovia dos Imigrantes, foi possível perceber que o carro tem um desempenho acima da média, alto nível de equipamentos e estilo inconfundível.
O carro vem equipado com o motor 2.5 TFSI com injeção direta de combustível, tração integral quattro e câmbio S tronic de sete velocidades. O propulsor de cinco cilindros, que faz parte do DNA da marca Audi, 2.5 litros turbocharged FSI, de 2.480 cm3, com injeção direta de gasolina, tem potência específica de 340 cv e o torque máximo de 450 Nm – disponível em baixas rotações – 1.600 rpm – que se mantém constante até 5.300 rotações, oferecendo excelente elasticidade e proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.
A "trilha sonora" do propulsor é intensificada por um flap na saída esquerda do escape. Quando o motorista aperta a tecla Sport, o som da unidade de cinco cilindros torna-se ainda mais intenso e a capacidade de resposta é ainda maior.
Desempenho superior
O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e na versão Roadster faz em 4,4 segundos. A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 250 km/h e o consumo, graças a um sistema de recuperação de energia que contribui para maior eficiência, é de apenas 11,75 km/litro na média combinada entre cidade e estrada.
Tem transmissão de sete velocidades S tronic, com sistema de dupla embreagem e layout compacto de três eixos, amplamente espaçados, e com a sétima marcha concebida também para ultrapassagens. O câmbio pode ser operado em dois modos automáticos e um modo manual, por meio de shift paddles no volante ou ainda pela alavanca seletora, para trocas manuais.
O novo Audi TT RS vem equipado para o Brasil com rodas de 19 polegadas e pneus 255/35. A suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros e o Audi Magnetic Ride modifica os amortecedores de acordo com a necessidade. Neste sistema de amortecimento de alta tecnologia, minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva.
O Audi TT RS Coupé possui aerofólio traseiro fixo e de dimensões ampliadas em relação ao modelo convencional. Outro destaque externo são os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis com capa em alumínio.
A versão Roadster vem ainda com capota elétrica e defletor de vento. A capota, desenvolvida com uma mistura de aço e alumínio para ficar ainda mais leve, possui sistema de acionamento automático por meio de um botão localizado no console central do veículo. A capota se abre em 12 segundos, graças ao sistema de dobras Z, que além de tornar o processo mais rápido, ocupa também menos espaço. O fechamento completo é feito em 14 segundos.
A capota do Audi TT RS Roadster é composta por um material especial que funciona como isolante acústico e térmico, algo muito importante para carros conversíveis.
Segurança total
O novo Audi TT RS vem equipado com air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta.
O modelo vem ainda com bancos dianteiros esportivos e com ajustes elétricos (também oferecido no apoio lombar na dianteira), com revestimento em couro; volante esportivo em couro, multifuncional e com shift paddles; e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
O acabamento interno é oferecido em alumínio escovado fosco e o modelo vem com ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura e controle de cruzeiro. Entre os sistemas de áudio e comunicação, o novo Audi TT RS possui sistema de som Bose, bluetooth e entrada para iPod.
De opcional, a montadora disponibiliza o Audi Entertainment System com sistema de navegação.