O modelo, primeira modificação do hatch médio que vem da Coréia do Sul, foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro passado. Ele chega em duas versões, uma por R$ 75 mil e a top de linha por R$ 85 mil.
As duas versões do Novo i30 estão equipadas com o pacote de itens de série que incluem direção assistida elétrica com opção Flex Steer (três modos de dirigibilidade), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, piloto automático, computador de bordo com tela digital, multimídia com tela de sete polegadas touchscreen, rádio integrado com leitor de CD, MP3, DVD, Bluetooth e comandos no volante e faróis de neblina.
No pacote de segurança, o carro possui retrovisores externos com comando elétrico, sensor de estacionamento, câmera de ré embutida no logo na tampa traseira, ABS + EBD, alarme com acionamento pelo keyless, airbags, sensor de chuva e sistema de navegação GPS.
Além desses equipamentos, na versão top de linha é acrescido teto solar, bancos, acabamento interno, volante e alavanca de couro, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado eletrônico com visor digital, duto de aquecimento traseiro, banco do condutor com ajustes elétricos, faróis de xenônio, sistema de autoacendimento dos faróis, lavadores de faróis, botão de partida Smart Key, sistema imobilizador, grade dianteira com detalhes e logo cromados, ESP + TCS (sistemas eletrônicos de estabilidade e sistema de controle de tração).
Novo motor
O i30 stá disponível com o novo motor que foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, o Gamma 1.6 FFV Flex, de 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, S-CVVT, com potência máxima de 128 cv quando abastecido com álcool e 122 cv com gasolina (a 6.000 rpm). O novo motor bicombustível aumenta ainda mais a competitividade do modelo, além de oferecer ótimo equilíbrio entre desempenho e economia. O motor também é o mais potente diante dos concorrentes diretos em sua categoria equipados com a mesma motorização.
Em conjunto com o eficiente motor Gamma 1.6 Flex está a nova transmissão automática de seis velocidades com trocas sequenciais (A6GF1) que oferece uma agradável experiência de rodagem e alta eficiência na economia de combustível. É a primeira caixa automática com seis velocidades utilizada num veículo compacto. O torque máximo é de 162 kg.f (E100) @ 5000 quando abastecido com etanol e 157 kg.f (E22) @ 4.500 com gasolina e o comprimento, 4.300 mm.
Mais compacta e mais leve, ela pode ser operada manualmente para uma condução mais esportiva e econômica. O design mais compacto e leve economiza combustível e o travamento eletrônico da alavanca eleva a segurança.
Suspensão
O novo i30 tem suspensão dianteira totalmente independente, montada em subchassi, com torres MacPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás de dupla ação e barra estabilizadora antirrolagem. Na traseira, eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação.
No sistema de freios, os dianteiros são discos ventilados com 15 polegadas e traseiros discos sólidos com 14 polegadas.
Equipamentos
O refinamento do habitáculo e as especificações do novo i30 foram inspirados nos altos padrões da Hyundai. Ao volante, por exemplo, o motorista conta com direção assistida elétrica com opção Flex Steer. Com três modos de operação – Comfort, Normal e Sport – o sistema altera o nível de assistência e sensibilidade para se adequar às condições de direção, tornando a viagem mais agradável.
O grande painel de instrumentos TFT Supervision oferece a mesma qualidade encontrada em outros modelos da Hyundai, fornecendo um grande nível de informações essenciais para o motorista com a clareza da alta definição. Localizado no console central, o sistema de navegação conta com uma tela sensível ao toque.
Os generosos níveis de equipamento do i30 também vão incrementar o conforto dos passageiros. O sistema de climatização com duas zonas garante um ambiente confortável para todos os ocupantes durante viagens longas e o teto solar panorâmico, quando equipado, incrementa a iluminação natural dentro do carro. O teto solar panorâmico foi criado para abrir totalmente ou por inclinação, oferecendo aos passageiros flexibilidade e funcionalidade.
Os clientes também podem apreciar o interior mais espaçoso do novo i30, comparado ao do modelo anterior. O comprimento total (4.300 mm) e a largura (1.780 mm) aumentaram, enquanto a altura foi reduzida (1.495 mm), criando proporções exteriores mais esportivas sem comprometer a funcionalidade. A altura entre eixos permanece a mesma 2.650 mm.
A capacidade de carga do i30 da nova geração é de 378 litros com os assentos traseiros em posição normal – um aumento de dez por cento, comparada à do modelo original. O tanque de combustível tem capacidade para 53 litros.
Segurança
O modelo apresenta as mais modernas tecnologias de segurança ativa e passiva para assegurar máxima proteção aos seus ocupantes. Estão presentes nas duas versões EBD (distribuição eletrônica de força), ABS (sistema de freios antibloqueio), airbags, sensor de chuva, coluna de direção retrátil, alarme com acionamento keyless e desembaçador traseiro entre outros intens.
O Novo i30, assim como toda a linha de veículos da Hyundai, conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.