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Leilão de concessão do Aeroporto de Guarulhos tem ágio de 373,5%

O terminal foi o mais cobiçado e recebeu 10 das 22 propostas válidas

O lance oferecido para a concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, ocorrido ontem na sede da BM&F Bovespa em São Paulo, excedeu em 373,5% o valor mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com proposta de R$ 16,213 bilhões, o consórcio Invepar (composto pela Invepar Investimentos e Participações e Infraestrutura, com participação de 90%, e operadora Airport Company South Africa, com 10%), venceu a disputa e garantiu a concessão do aeroporto por 20 anos.

O terminal foi o mais cobiçado do leilão, recebendo dez das 22 propostas ofertadas para os três aeroportos. Viracopos, em Campinas, recebeu quatro lances e ficou com o consórcio Aeroportos Brasil (45% pela Triunfo Participações e Investimentos, 45% da UTC Participações e 10% da Egis Airport Operation, da França), que ofereceu R$ 3,821 bilhões – um ágio de 159,75%.

Já Brasília, que teve oito ofertas, ficou com o consórcio Inframérica Aeroportos (50% da Infravix Participações e 50% da Corporation America, da Argentina), R$ 4,501 bilhões, com ágio de 673,89%. O consórcio é o mesmo responsável pela administração do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, leiloado em agosto de 2011.

A assinatura dos contratos deverá ser feita em até 45 dias após a homologação do leilão. A partir da celebração do contrato, haverá um período de transição de seis meses (prorrogável por mais seis meses), no qual a concessionária administrará o aeroporto em conjunto com a Infraero. Após esse período a concessionária assume a totalidade das operações do aeroporto.

O Grupo Invepar, que faz investimentos em obras de infraestrutura, opera empresas como a Linha Amarela, no Rio de Janeiro, e a Auto Raposo Tavares, em São Paulo. A operadora do grupo é a ACSA, companhia sul-africana responsável pela operação de nove aeroportos em seu país de origem.

Governo arrecada R$ 24,5 bilhões com venda dos três terminais

Com o resultado, o governo receberá R$ 24,5 bilhões, com um ágil de 347%. Além disso, os concessionários pagarão ainda um percentual sobre a receita e se comprometerão a realizar investimentos de longo prazo, sendo de R$ 4,6 bilhões em Guarulhos até o final da concessão. Considerando os três aeroportos, os investimentos totalizarão R$ 16,1 bilhões (R$ 8,7 bilhões em Campinas e R$ 2,8 bilhões em Brasília).

Desse total, R$ 1,38 bilhão deve ser aplicado em Guarulhos até a Copa do Mundo de 2014. Nessa fase, estão previstos também R$ 626,53 milhões em Brasília e R$ 873,05 milhões em Campinas.

Entre os projetos, deverá ser construído um novo terminal em Guarulhos, com capacidade para 7 milhões de passageiros por ano. Em Campinas, haverá um novo terminal com capacidade para 5,5 milhões de passageiros por ano, enquanto o novo de Brasília deverá suportar até 2 milhões de pessoas anualmente.

Terminal de Passageiros 4 – A partir de amanhã o aeroporto de Cumbica receberá um novo terminal de passageiros. O TPS4 tem capacidade para receber 5,5 milhões de passageiros por ano e será utilizado para voos domésticos. Além disso, ele contará com nove terminais de embarque e três esteiras de restituição de bagagem, o que permite seis desembarques simultâneos. Um acordo entre a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e a Webjet fez com que a companhia seja a primeira a operar no espaço, com 45 voos diários. O custo total da obra foi de R$ 85 milhões.

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