O governo de São Paulo, em conjunto com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), entrega nesta sexta-feira, 23, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Trecho Norte do Ferroanel ao Conselho Estadual do Meio Ambiente. Com isso, será aberta a etapa pública do licenciamento ambiental do empreendimento.
Os documentos servirão como base para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento e ficarão à disposição de empresas, agentes sociais e outros interessados no projeto. Eles poderão sugerir alterações no traçado e em outros detalhes do Ferroanel Norte, como a construção de pontes, túneis e outras intervenções de engenharia.
O estudo foi preparado pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), vinculada ao governo de São Paulo, com recursos repassados pela EPL, empresa pública federal. As audiências públicas para a discussão do teor do levantamento ocorrerão entre julho e agosto de 2017.
O Ferroanel Norte possuirá 53 quilômetros de extensão, conectando as estações de Perus, em São Paulo, e Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, com um traçado paralelo ao do Rodoanel Norte. Com a implantação do trecho, os trens de carga que atualmente utilizam trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão circular por uma via própria, agilizando o transporte tanto de passageiros quanto de cargas.
O novo ramal permitirá que as cargas originárias no interior paulista sejam escoadas diretamente ao Porto de Santos via trilhos, além da passagem de comboios entre o interior e a região do Vale do Paraíba.
Segundo as projeções do estudo, o Ferroanel Norte fará com que, no médio prazo, 2,8 mil caminhões sejam retirados das estradas por dia – no longo prazo, o potencial pode superar os 7,3 mil caminhões diários.