Mais uma marca chinesa chega ao Brasil com um modelo SUV 100% elétrico, para disputar espaço com outras marcas de lá, além de tentar ocupar o espaço de fabricantes nacionais. Nesta quarta-feira, em um evento no Jockey Club de São Paulo, com a presença do GWeb, a Geely, que faz parte de um grupo que tem a Volvo como uma das marcas e que utilizará o know-how de pós venda e assistência da Renault no Brasil, apresentou o EX5, componente-chave da estratégia global de NEV (veículos de nova energia) e primeiro modelo global da marca. Chega em duas versões de acabamento com preços a R$ 205.800 e R$ 225.800

Desenhado para atender diversos mercados internacionais e homologado para mais de 90 países, o Geely EX5 demonstra toda a tecnologia avançada da marca. O SUV é o resultado do poder tecnológico e inovador da Geely. Ele é construído sobre a arquitetura GEA (Global Intelligent Electric Architecture), que se destaca pela integridade estrutural e pelo aproveitamento elevado de espaço, entregando uma experiência de dirigir excepcional e eficiência energética superior. O modelo global tem motorização completamente elétrica e se destaca em quatro pilares: Energia Inteligente, Segurança Inteligente, Espaço Inteligente e Interação Inteligente.
Essa arquitetura construtiva é a plataforma elétrica global da Geely, que combina inteligência artificial e sistemas eletrônicos, além da estrutura que engloba a bateria e oferece resistência extrema.
O design do EX5 combina linhas imponentes, personalidade própria e funcionalidade aerodinâmica. Suas linhas reproduzem as curvas graciosas e o acabamento primoroso da porcelana chinesa. A frente foi inspirada em um tigre, exibindo um visual curvo envolvido por grandes ranhuras no para-choque. Os faróis de LED ligeiramente curvados para cima remetem às pontas das asas de um avião. O perfil é esculpido por dois vincos na parte de baixo das portas, contando com ampla área envidraçada e rodas de até 19 polegadas. A traseira tem spoiler integrado e exibe lanternas inteiriças compostas por 274 LEDs que compõem um refinado efeito 3D.
Componentes como grade ativa e maçanetas embutidas ajudam a alcançar um coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0,269, o menor entre os SUVs de luxo. Quanto menor for a resistência ao vento, melhores vão ser a performance e eficiência energética.

O Geely EX5 traz um powertrain elétrico inteligente 11 em 1 que oferece eficiência e desempenho incomparáveis, e que estabelecerá uma nova referência para veículos elétricos. Com 218 cv e 320 Nm (32,6 kgfm) o propulsor pesa apenas 79,8 kg e o menor volume da categoria, ocupando apenas 0,079 m3. A eficiência energética chega a 90%. Seu desempenho impressiona com aceleração de zero a 100 km/h em até 6,9 segundos, na versão Pro. A velocidade máxima é de 180 km/h. Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
A bateria Short Blade Geely de Lítio Fosfato Ferro (LFP) tem 60.22 kWh de capacidade. Segundo o programa de certificação do INMETRO, a autonomia do pode chegar até 413 km. São quatro níveis de regeneração de energia, cuja eficiência regenerativa chega a 94,18%.
Além de oferecer grande autonomia, a bateria tem velocidade de recarga 30% superior à média do segmento. Em um posto de carregamento com corrente contínua (DC) e 100 kW, o tempo de recarga de 30 a 80% é de apenas 20 minutos. Em um carregador de corrente alternada (AC) tipo Wallbox de 11 kW, o carregamento de 10 a 100% em apenas 6 horas. E não há necessidade de se preocupar com ciclos de recarga repetidos, uma vez que a vida útil do conjunto de baterias pode chegar a 1 milhão de km, 25% superior à média da indústria.
O padrão de segurança da bateria Short Blade Geely é superior aos parâmetros mais exigentes. Por ser integrada à plataforma, é completamente protegida em casos de impactos. Sua espessura menor permite baixar o centro de gravidade do carro e oferecer maior espaço no habitáculo. A base GEA foi construída em um esquema 4 por 1, envolvendo Inteligência Artificial, Ecologia, Sistemas e Estrutura reforçada e passou por rigorosos testes de segurança para impacto, temperatura e pressão.

O Geely EX5 pode ainda atuar como um gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L), modo em que pode alimentar eletrônicos, eletrodomésticos e luzes, para citar três exemplos, quanto para outros veículos (V2V). No modo V2L, a capacidade chega a 3,3 kW, enquanto no V2V alcança 6 kW.
O Geely EX5 traz seis pilares de segurança abrangentes que garantem um alto nível de proteção para ocupantes, pedestres e o produto. Com recursos de segurança passiva, ativa, bateria, pedestre e ativos de segurança cibernética em sua concepção de produto, o SUV oferece uma experiência de classe mundial para o cliente em segurança.
Disponíveis na versão Max, os sistemas avançados de auxílio para o motorista (ADAS) incluem:
-
Frenagem automática de emergência (AEB), que freia automaticamente para outros veículos, pedestres ou ciclistas;
-
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que ajusta, de acordo com tráfego à frente a velocidade do veículo, garantindo a segurança de condução;
-
Controle Inteligente de Cruzeiro (ICC), que controla a velocidade do veículo de maneira dinâmica e mantém a posição na faixa de forma automática, levando em consideração os veículos ao seu redor.
-
Sistema de Alerta Colisão Frontal (CMSF), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão frontal;
-
Sistema de alerta de colisão traseira (CMSR), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão traseira;
-
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), alerta com sinais luminosos e sonoros o risco de uma colisão em manobras de marcha à ré;
-
Frenagem de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTB), que freia o veículo automaticamente na iminência de uma colisão em manobras de marcha à ré;
-
Assistente de reconhecimento de placas de trânsito (TSI);
-
Assistente de permanência em faixa (LKA), que mantém o veículo centralizado na via, conforme as linhas de sinalização.
-
Assistente de emergência de permanência em faixa (ELKA), retorna o veículo à faixa de rodagem
-
Assistente de ponto cego (BSD), alerta o condutor quando há um veículo em pontos cegos.
-
Assistente de mudança de faixa (LCA), monitora os veículos nas faixas adjacentes e alerta o motorista sobre riscos ao trocar de faixa, atuando como uma extensão do alerta de ponto cego.
-
Aviso de segurança para a abertura das portas (DOW). Alerta aos ocupantes se há algum veículo se aproximando pela lateral no momento de abertura das portas.
O sistema de Visão 360 graus é de série nas duas configurações. Bem como os faróis de LEDs, com alta capacidade, permitindo iluminar 177 metros de distância (quase dois campos de futebol) à frente e cobrir 23 m de largura de raio. O EX5 Max possui ainda controle inteligente do facho, adaptando a luz alta em relação aos veículos que vem no sentido contrário ou que estão à frente.
A segurança passiva é igualmente elevada. Há seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina). A estrutura é formada por 80% de aços de alta resistência ou estampados a quente.
Somado a isso, o equilíbrio dinâmico do EX5 auxilia o motorista se houver a necessidade de uma mudança rápida de trajetória. No teste do alce, o SUV fez a manobra a 78 km/h, uma velocidade que o coloca à frente da média do segmento. A distribuição de peso de distribuição igualitária entre os eixos (50/50) e o baixo centro de gravidade são cruciais para alcançar esse resultado.
O Geely EX5 obteve cinco estrelas no rigoroso teste de segurança do Euro NCAP, onde são avaliados crash tests e equipamentos de segurança ativa para o motorista e pedestres.
Em dimensões, o Geely EX5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Embora seja um C SUV em tamanho, o espaço interno é de D SUV, com taxa de aproveitamento de 67,2% da cabine.
Quanto ao volume para a bagagem, o porta-malas oferece 461 litros (no padrão de medição VDA) de até a altura dos encostos traseiros e pode levar até 1.877 l com o rebatimento destes. Disponível para a versão Max, a tampa traseira tem acionamento elétrico por chave, botão, app ou comando no volante. O grau de abertura oferece cinco níveis de ajuste, uma função útil em ambientes com teto mais baixo.
O bem-estar a bordo abrange também o relaxamento. Os bancos dianteiros são construídos em quatro camadas e mais uma, batizada de Zero Sensation. A camada extra tem função relaxante, ajudando a aliviar a pressão corporal, melhorar a absorção de choques e o apoio do corpo.
O banco do motorista tem regulagem elétrica de série, sendo que a versão Max acrescenta ainda ajustes elétricos para o carona – com apoio de perna – e função de memória, ventilação e massagem para ambos. São seis modos de massagem: Onda (liberação gradual), Caminhada (pressão alternada), Serpentear (estimulação circulatória), Ombro (massagem suave nas costas), Lombar (massagem benéfica nos rins) e Arrastando (relaxamento e alívio do estresse).
Em um momento de descanso, é possível reclinar inteiramente o banco do motorista e do carona, no caso do GEELY EX5 Max. Com isso, é possível criar uma cama a bordo. O banco traseiro reclina até 35 graus para oferecer todo o conforto em viagens. Mesmo passageiros traseiros com mais de 1,80 m de altura contam com folga.
Por ter uma plataforma elétrica inovadora, o EX5 oferece variados porta-objetos e espaços de armazenagem. É possível levar até cinco garrafas nas portas dianteiras e três nas traseiras. Abaixo do console, há um porta-objetos de 10,8 litros. Os passageiros traseiros têm à disposição um compartimento de 3,2 l embutido no console e uma gaveta exclusiva de 14 litros.
A atmosfera é completada por uma iluminação interna com até 256 opções de cores para criar um ambiente para cada estado de espírito, disponível na opção Max, que traz teto-solar panorâmico de 1,18 m2 de área envidraçada e abertura em 11 estágios.
Versões e principais equipamentos de série
GEELY EX5 PRO – preço: R$ 205.800
. Faróis full LED
. Barras de teto com 50 kg de capacidade
. Sensor de chuva
. Rodas de liga leve aro 18
. Retrovisores externos aquecidos
. Volante com ajuste de altura e profundidade
. Vidros elétricos com função um-toque
. Bancos dianteiros com ventilação
. Banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições e função entrada e saída
. Bancos traseiros com inclinação ajustável em dois níveis
. Ar-condicionado automático com acionamento remoto e saídas de ar traseiras
. Partida sem chave
. Multimídia Flyme Auto de 15,4”
. Painel digital LCD de 10,2”
. Conectividade Wi-fi e 4G
. Sistema de som com seis alto-falantes
. Sensores de estacionamento traseiros
. Visão 360 graus
. Assistente de velocidade de descida
. Seis airbags
. Controles de tração e de estabilidade
GEELY EX5 MAX – preço: R$ 225.800
Adiciona aos itens do PRO:
. Farol alto com controle inteligente
. Teto solar panorâmico com persiana elétrica
. Rodas aro 19
. Bancos dianteiros com ventilação, memória e ajuste de entrada e saída
. Ajustes elétricos para o banco do carona com quatro posições e apoio de pé
. Espelho retrovisor interno eletrocrômico
. 13 Sistemas de auxílio ao condutor (ADAS)
. Heads-up Display
. Sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes
. Sensores de estacionamento dianteiros


