A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, assinou nesta quinta-feira, 7/7 o contrato com a AEPM International – empresa aeroespacial canadense – para a construção do terminal VIP, um espaço de luxo cujo investimento é estimado em R$ 80 milhões, com previsão de inauguração já no final de 2023.
Será o primeiro terminal VIP da América do Sul e o maior do mundo, com espaço de 5.100 m². A empresa espera que mais de 100 mil passageiros utilizem o espaço até 2045, o que deve gerar cerca de 2,5 mil empregos. O custo inicial para o cliente será de $ 150, ou seja, cerca de R$ 815.
O terreno fica próximo aos hangares de manutenção da Latam e da American Airlines em Guarulhos. O serviço busca o cliente em casa ou no hotel em um veículo de luxo – incluindo serviço de limusine – com segurança privada e o leva até o terminal, onde tem, além de um espaço privativo separado das salas VIP convencionais, todo o sistema de imigração com Receita e Polícia Federal, ou seja, o passageiro não entra em contato com o público das classes econômicas durante seu trajeto pelo aeroporto. Depois, é levado de carro até a porta da aeronave. A estrutura para atendê-lo no local, com banheiro, salas de reunião e descanso, também tem padrão de luxo acima da média.
O terminal oferecerá ainda serviços como compras duty-free, aluguel de carros, espaço infantil, espaço para fumantes, espaço para negócios, área para animais de estimação, sleep lounge, concierge, chuveiros de alta pressão, área de jantar com cardápio de chef de cozinha, serviço de engomadoria e engraxate.