Exatamente às 9h26 deste sábado, 31 de março, um aviso sonoro anunciou: “Próxima estação, Guarulhos-Cecap. Desembarquem pelo lado direito do trem”. Era a primeira viagem oficial de um trem em Guarulhos após 53 anos, desde a desativação do “trem da Cantareira”, que ligou Guarulhos à Capital entre 1915 e 1965 e serviu de inspiração para a canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, imortalizada pelo grupo Demônios da Garoa.
A cidade cresceu muito de lá para cá. E volta do transporte sobre trilhos era demanda antiga. Tão antiga quanto o primeiro anúncio do governo do estado sobre a extensão das linhas para a cidade, há 14 anos. Neste sábado, um trem bem diferente da “maria fumaça” de meio século atrás levou o governador Geraldo Alckmin da recém reformada Estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo, para Guarulhos.
O GuarulhosWeb acompanhou a primeira viagem oficial do trem na extensão da Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os veículos são confortáveis, silenciosos e o ar condicionado passou no primeiro teste, já que a composição estava lotada de políticos, funcionários da CPTM e jornalistas.
Na Estação Guarulhos-Cecap (que tem acesso ao Terminal Rodoviário Municipal e ligação com o corredor metropolitano de ônibus da EMTU), Alckmin foi recepcionado pelo prefeito Guti e pelo vice-governador Márcio França. Após inaugurarem a estação, eles embarcaram novamente em direção à Estação Aeroporto-Guarulhos (próxima do Terminal 1 e de onde partirão ônibus gratuitos para o Aeroporto de Cumbica).
“A obra foi anunciada em 2004, mas a licitação só aconteceu em 2013. Tivemos problemas com repasses de verba federal do PAC e questões burocráticas com as concessionárias das rodovias Ayrton Senna e Dutra. Mas o importante é que a obra está entregue”, afirmou Alckmin.
Para o prefeito Guti, o dia é histórico para a cidade. “Desde criança ouço que a chegada do trem em Guarulhos é uma lenda. Pois hoje estamos aqui fazendo história. Interligando Guarulhos com a Capital por meio dos trilhos e iniciando a solução de um antigo problema da nossa população”, disse.
“Serão beneficiados não apenas os guarulhenses que estudam ou trabalham na Capital, mas também os turistas do mundo todo que chegam e saem do país pelo aeroporto de Cumbica”, explicou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. O prolongamento da linha tem 12,2 quilômetros de malha ferroviária e ligação com a Linha 12-Safira. O investimento foi de R$ 2,3 bilhões e a expectativa é de atender 120 mil passageiros/dia.
Márcio França, que assumirá o governo nos próximos dias com a desincompatibilização de Alckmin, afirmou que a intenção é aumentar esse ramal. "Guarulhos precisa de mais estações. Já há estudos para que o projeto se estenda até a região de Bonsucesso e Pimentas, passando pelo São João", disse.
Operação assistida neste início
Neste primeiro mês, as novas estações funcionarão em operação assistida. Os trens funcionarão em intervalos de 30 minutos, apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h. Não haverá cobrança de passagem. No segundo mês, a operação será estendida para os outros dias da semana.
A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite, no serviço regular. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, com trens que sairão da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h). O percurso terá duração de cerca de 35 minutos e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.
Depois do quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço CPTM Airport-Express, que levará os usuários direto, sem paradas, da Estação Aeroporto-Guarulhos até a Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. O percurso terá aproximadamente 35 minutos e os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. O valor desta tarifa ainda não está definido, mas será mais alto do que a tarifa normal.
Estações
A extensão da Linha 13-Jade tem 4,3 km de via em superfície e 7,9 km em elevado, cruzando a área do Parque Ecológico do Tietê, os rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, as rodovias Ayrton Senna, Dutra e Hélio Smidt e a avenida Monteiro Lobato. Essas transposições de rios e rodovias exigiram, segundo a CPTM, soluções de engenharia e burocráticas que demandaram tempo.
A Estação Guarulhos-Cecap tem mais de 11 mil m2 de área construída e bicicletário. A estimativa de demanda é de 50 mil usuários por dia útil. Tem acesso ao Hospital Geral, no Parque Cecap, e ao Terminal Rodoviário. A Estação Aeroporto-Guarulhos tem mais de 20 mil m2 de área construída, a maior da CPTM. Prevê movimentação de 20 mil usuários por dia útil e conta com três acessos: nas duas vias da Rodovia Hélio Smidt e no entroncamento da Marginal Baquirivu com a Avenida Joaquina de Jesus, ao lado do Terminal Taboão da EMTU.
Serviço
Estação Aeroporto-Guarulhos
Avenida Marginal do Rio Baquirivu, 3300, Parque Industrial do Jardim São Geraldo – Guarulhos
Estação Guarulhos-Cecap
Avenida Natalia Zarif, 460, Parque Cecap – Guarulhos
Estação Engenheiro Goulart (ligação entre as Linhas 13-Jade e 12-Safira)
Avenida Dr. Assis Ribeiro, 3500, Cangaíba – São Paulo