Início » Longa-metragem com a saga do AD Guarulhos na última divisão do Paulistão estreia nesta quarta
Cinema

Longa-metragem com a saga do AD Guarulhos na última divisão do Paulistão estreia nesta quarta

“Vai Guarulhos – O Filme” estreia nesta quarta-feira e será seguido de debate entre diretores e a crítica de cinema Lorenna Montenegro

O Festival de Cinema “Filme Possível”, evento 100% online e gratuito viabilizado pelo Funcultura de Guarulhos e pela Lei Aldir Blanc, exibe gratuitamente o longa-metragem “Vai Guarulhos! – O Filme”, em seu canal no YouTube, a partir das 19h desta quarta-feira, 24/03. A produção ficará disponível na plataforma até o dia 31 de março.

Após a estreia, nesta quarta, às 20h30 haverá uma live com o diretor do longa-metragem, Fabrício Gallinucci, os produtores Guilherme Severo, Patrícia de Sá e Rodrigo Provazi Mesquita, além da participação da crítica de cinema e roteirista Lorenna Montenegro.

O filme, que foi lançado no dia 8 de dezembro de 2016, data do aniversário da cidade de Guarulhos, conta a saga de um dos times profissionais do município, a Associação Desportiva Guarulhos, na Quarta Divisão do Campeonato Paulista, a última do Estado.

Emocionante e envolvente do primeiro ao último minuto, o longa conquistou a medalha de prata na categoria Melhor Filme de Futebol do Ano, no CINEFOOT 2017, e foi exibido em outros festivais de esportes pelo mundo, como o FICTS de Milão, na Itália.

Gallinucci, que havia dirigido alguns curtas, como “Limpa Essa, Moacir!” (2009), com o qual ganhou o prêmio de melhor filme universitário no Festival Gramado Cine Vídeo, além de ter participado de outras obras, a exemplo de “Enquanto o Sangue Coloria a Noite, Eu Olhava as Estrelas” (2015), teve uma experiência inédita em “Vai Guarulhos”.

“Este documentário foi o primeiro longa-metragem do qual participei artisticamente, como produtor, roteirista ou diretor. Foi um filme que chegou até a nossa mão por meio de um grande amigo, Fábio Pelissoni. Ele sempre teve vontade de contar a história do clube guarulhense, onde seu pai, um grande jogador, atuou na década de 1970”, explicou o diretor.

De acordo com Gallinucci, inesperadamente o “Vai Guarulhos!” foi selecionado pela Prefeitura do município para virar uma realidade, por meio de um edital de fomento à cultura. Então, a partir desta seleção, começou a aventura de viajar mais de 800 quilômetros pelo Estado, com o objetivo de mostrar os bastidores e as histórias da AD Guarulhos no Paulistão daquele ano.

Surpresas

Mas, antes de colocar o pé na estrada, o diretor do documentário admitiu que Pelissoni nem sabia por onde começar. “Ao termos contato com a ideia dele, vimos uma grande oportunidade de contar uma história que, embora pequena, diz muito sobre o futebol e sobre a relação entre times pequenos e suas cidades. Essa é a história de muitos clubes, muitas cidades e muitos apaixonados por aí”, pontuou Gallinucci.

Para o diretor, quando alguém se dispõe a fazer um documentário, é preciso saber que, muitas vezes, o resultado nunca sai como o previsto. “Você pode planejar meticulosamente durante meses, e, na primeira filmagem, o oposto pode acontecer. Essa é a beleza e a dureza de fazer documentários: você tem de planejar, sim, mas, ao mesmo tempo, ter a sensibilidade de deixar as coisas fluírem com o sabor do destino”, destacou.

Na visão de Gallinucci, a história da AD Guarulhos na Quarta Divisão se revelou tão particular e, paradoxalmente, tão universal, que ela rompeu as fronteiras das bibliotecas multimídias da cidade. “Acabou indo parar na TV a cabo, na TV aberta e em festivais relevantes, como o FICTS de Milão, um dos mais prestigiados festivais de esportes do mundo, bem como no CINEFOOT, o maior da categoria na América Latina”, disse o diretor.

Por fim, Gallinucci revelou que tirou uma lição do primeiro longa-metragem que dirigiu em sua carreira. “Você tem que mergulhar fundo naquele universo para tirar dele a melhor história. Se você apenas olhar de longe, sem se envolver, vai realizar uma obra protocolar e sem alma”, finalizou.

Serviço

Festival de cinema FILME POSSÍVEL

Estreia do longa “Vai Guarulhos – O Filme” (direção: Fabrício Gallinucci)

Quarta-feira, dia 24 de março, às 19h (fica disponível até 31/03)

Onde assistir: Canal do Festival FILME POSSÍVEL no YouTube

Tags