Política

Lucas Sanches publica leis de sua autoria que aumentam impostos em Guarulhos

Agora já é lei. As alíquotas de ISS para mais de 100 categorias profissionais terão reajuste de até 50% em Guarulhos. E a Cosip, a famosa taxa de iluminação pública, passará a 4% e 5% do valor da conta de energia elétrica para o comércio e indústria respectivamente. As duas leis, de autoria do prefeito Lucas Sanches (PL), aprovadas na semana passada pela maioria dos vereadores, foram publicadas no Diário Oficial da última sexta-feira.

Os novos aumentos de impostos propostos por Lucas Sanches só não serão cobrados imediatamente porque a legislação federal não permite. Desta forma, entrarão em vigor no próximo exercício fiscal, a partir de 1 de janeiro de 2026, apenas um ano após o prefeito que prometeu não criar taxas ou aumentar impostos assumir o cargo.

O GWeb publicou a lista como votaram os vereadores do aumento do ISS e da Cosip. Com os reajustes, profissionais que pagavam 2% de ISS, por exemplo, passarão a pagar 3%, um aumento considerável de 50%. Quem pagava 3% irá pagar 4% e de 4% irá para 5%, teto máximo estabelecido pelo governo federal.

Já a Cosip que incidia sobre comércio e indústria com faixas fixas de consumo passarão a incidir sobre o total da fatura. Dependendo do tamanho do estabelecimento, muitas empresas que geram empregos em Guarulhos terão aumentos que podem passar dos 100%.

Em contrapartida, assim como fez o ex-prefeito Guti (PSD) durante oito anos, os vereadores votaram por manter o IPTU congelado em 2026 para quem não atrasar o pagamento.