Cidades

Mães alegam que estudantes são obrigados a limpar escola

A indignação vem porque, segundo elas, não existe funcionários suficientes para efetuarem esse tipo de trabalho

Por conta de falta de funcionários dentro das escolas estaduais, os alunos estariam fazendo a limpeza da sala de aula, banheiros e tiram lixos diariamente. É o que afirmam mães de estudantes da escola Estadual Maria Helena Barbosa Martins, na Vila Nova Bremen, que estão indignadas com a situação.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado, os funcionários das escolas passarão a ser contratados por empresas terceirizadas – e isso ainda está no processo de licitação. No entanto, segundo a Pasta, a informação não procede e existem seis agentes de serviços escolares que são responsáveis para estas tarefas.

Denúncia – "Eu não deixo minha filha fazer faxina dentro de casa, imagina na escola", afirma Marli Tiburcio da Silva, 43 anos, cabeleireira. Ela conta que dois representantes de cada sala foram convocados para que transmitam a informação para o restante dos alunos para ajudar na limpeza. "Tem gente limpando banheiro e salas todos os dias", explica ela.

Ela aponta que o Governo não libera verbas para contratação de mais funcionários. "A diretoria da escola faz o que dá para fazer. O problema é que eles não conseguem dinheiro para conseguir mais empregados", conta ela.

Aliete Alexandre, 56, comerciante, está impressionada com o problema. "Eu chamei meu filho e conservei com ele para não pegar em nenhuma vassoura" conta ela, que tem um filho de oito anos. Ela alega que, na maioria das vezes, as limpezas ocorrem sempre no intervalo.

Posso ajudar?