A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quinta-feira, 18, que o "maior programa social" do Brasil é a política de valorização real do salário mínimo, retomada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao programa <i>Bom dia, ministra</i>, da <i>EBC</i>, ela afirmou ter orgulho de ter apoiado o petista no segundo turno das eleições de 2022.
"Na parte de políticas públicas, nós pensamos muito parecido, e acho que o maior programa social da história do Brasil é a valorização salário mínimo acima da inflação", disse Tebet. "Você paga inflação mais alguma coisa, que aqui é o crescimento do PIB, e é isso que faz com que, ainda que a longo prazo, a gente diminua distância entre os mais ricos e os mais pobres no Brasil."
Economistas do mercado apontam a política de valorização real do salário mínimo como um risco para as contas públicas, já que diversas despesas do governo são vinculadas ao montante. Pela regra atual, o mínimo é ajustado pela inflação mais o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Na entrevista, Tebet reforçou que o governo precisa ter "responsabilidade com o dinheiro público" e disse que a agenda de controle de gastos começou no primeiro dia do novo governo. Ela afirmou, ainda, que a equipe econômica tem conseguido melhorar os números macroeconômicos do País.
"A carga tributária está caindo, o Desenrola veio para tirar a dívida das pessoas, a gente só tem números positivos. E o PIB: o PIB do Brasil vai crescer pelo menos 2,5% e, quando o PIB cresce, tudo melhora na vida das pessoas", afirmou.