Um balanço publicado pela Secretaria da Educação mostra que, pelo menos 107 municípios de São Paulo vão aderir ao plano de retomada das atividades presenciais nas escolas ainda em setembro. A lista de cidades, porém, não foi divulgada.
Fechadas desde março por causa do coronavírus, as escolas aguardam aval do governo para retomada. A administração liberou, a partir de 8 de setembro, o retorno de instituições de cidades com permanência na fase amarela do Plano SP há mais de 28 dias. Contudo, por enquanto, apenas o reforço escolar está liberado. As atividades curriculares estão previstas para outubro.
Em nova resolução publicada nesta terça-feira, 1º/9, o Estado recomenda que sejam priorizados 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e o 3º do médio, considerados essenciais na aprendizagem.
Em Guarulhos, onde a Prefeitura segue calendário próprio, na última sexta-feira, 28, o prefeito Guti adiou a decisão sobre a retomada do ensino presencial por um mês. Recentemente, a Secretaria de Educação realizou uma enquete com cidadãos guarulhenses para saber a opinião deles a respeito do retorno das aulas. Dos participantes, 87% afirmaram não concordar com a volta neste momento.