Cidades

Mais de 600 estabelecimentos são fiscalizados pela Lei Antifumo

O objetivo principal da legislação é combater o tabagismo passivo, terceira causa de morte evitável segundo a Organização Mundial da Saúde

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje, Guarulhos contabiliza, de março até o momento, a fiscalização de 672 estabelecimentos entre bares, restaurantes, casas noturnas, supermercados, lanchonetes, lojas de conveniência e padarias com a chamada Lei Antifumo – que proíbe o consumo do cigarro em ambientes fechados.

As visitas tiveram o objetivo de orientar os proprietários sobre a vedação do fumo em ambientes fechados e também sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Somente no período da segunda quinzena de março até o final de abril mais de 200 estabelecimentos foram visitados em diversos bairros da cidade.

A Lei Antifumo completou três anos no último dia 7 de agosto, com 99,7% de adesão entre os estabelecimentos vistoriados em todo o estado, e apenas três estabelecimentos interditados no estado. Um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde apontou que desde agosto de 2009, foram realizadas 726 mil inspeções e 1.885 multas foram aplicadas. O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença em todo o país. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.

O objetivo principal da legislação é combater o tabagismo passivo, terceira causa de morte evitável segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), assegurando ambientes saudáveis e livres do tabaco.Em Guarulhos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fornecem orientações e material explicativo com dicas para parar de fumar.

Posso ajudar?