Cidades

Manifestantes dizem que não aceitam derrota de Bolsonaro e que defendem o país

Morador do bairro Gopoúva em Guaruhos, o aposentado Raul Betiol, 70 anos, foi nesta manhã para a Helio Smidt para engrossar a manifestação. “Vivemos num país comunista. Só tivemos liberdade nos últimos quatro anos porque temos um presidente que honra a pátria, a família e honra a liberdade. Recentemente fomos ludibriados por ministros do STF que soltaram um ladrão, ele estava preso porque roubou. E roubou muito dinheiro. Por isso que estou aqui como repúdio com o que está acontecendo no país. Estamos sendo ludibriados por alguns ministros que são comunistas também”, desabafou ao GuarulhosWeb.

Cristina Souza, 40 anos, autônoma, que mora no Jardim Presidente Dutra, também estava na manifestação nesta manhã. “Eu cheguei umas 8h30. Nós brasileiros não podemos aceitar uma pessoa descondenada como presidente da Nação. Ele não foi eleito pelo povo, mas pelas urnas fraudadas. Não aceitamos que um amigo de ditadores seja nosso presidente. Queríamos que fosse uma eleição limpa. Por essa razão que esteamos aqui. Não vamos aceitar ele como presidente”. Ela disse que é militante política desde 2014 e que foi para o protesto para defender o país. “Muitos passaram a madrugada aqui. Agora vim para reforçar o movimento”, disse ao GuarulhosWeb.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um agente da PRF que estaria ajudando manifestantes a cortarem cerca na rodovia Hélio Smidt. A Corregedoria da PRF em SP informou que instaurou investigação para apurar eventuais irregularidades por parte dos PRFs. “Nosso dever é de garantir a segurança viária e a fluidez das vias federais, sobretudo o direito de ir e vir da população brasileira”.

O GuarulhosWeb presenciou policiais com sprays de pimenta nas mãos para dispersar os manifestantes. Um colega pediu para que ele se acalmasse até chegar ordens dos superiores.

Por volta das 9h, a PRF liberou as pistas da Helio Smidt, que foram bloqueadas no início da noite de segunda-feira. Durante toda a noite e madrugada, as pistas permaneceram fechadas e o trânsito se espalhou por vias de Guarulhos, além de causar congestionamentos também nas rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna.

Devido ao tráfego que permanece intenso, ainda havia congestionamentos nas vias da região por volta de 10h30 desta terça-feira. A avenida Monteiro Lobato, que passa sobre a Helio Smidt, permanece com os acessos com tráfego bastante lento.

A GRU Airport informou que 25 voos que partiriam do Aeroporto de Guarulhos foram cancelados desde o início do protesto, já que passageiros e as tripulações não conseguiram chegar ao local. Pela manhã, havia cinco voos em atraso.

Posso ajudar?