Cidades

Marco arquitetônico de Guarulhos, Conselheiro Crispiniano completa 60 anos

Projetado pelo renomado arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985), o colégio Conselheiro Crispiniano completou, no último dia 22, 60 anos de idade. A inauguração da escola é considerada, até hoje, um marco na cidade.

Inicialmente o colégio, inaugurado pelo então governador Carvalho Pinto, era chamado de “Ginásio Estadual de Guarulhos”, e depois nomeada Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, em homenagem ao guarulhense João Crispiniano Soares, que foi presidente da Câmara Municipal de São Paulo e presidente da província de Mato Grosso.

Os pilares de concreto e os espaços de convivência, além do mural pintado pelo concretista Mário Gruber foram novidades para os anos 1960, sobretudo para os padrões de um colégio. Passadas seis décadas e não avista-se facilmente escolas construídas com a riqueza de detalhes do Conselheiro. A escola foi tombada com respaldos municipal e federal.

A proposta inicial era atender cerca de três mil alunos em três turnos. Entretanto, 60 anos depois, centenas de milhares de guarulhenses devem suas formações ao tradicional ensino do “Conselheiro”.

Posso ajudar?