O Mercado Livre, empresa de e-commerce, comprou a brasileira KPL Soluções, especializada em tecnologia de gestão para o comércio eletrônico. O valor inicial da transação é R$ 50 milhões. O diretor geral do Mercado Livre, Helisson Lemos, diz que os ex-donos e fundadores da companhia, Fabiano Silva e Anderson Duarte, poderão embolsar uma cifra maior pela venda da empresa, caso as metas de desenvolver um software de gestão na nuvem para micro, pequenas e médias empresas sejam alcançadas. Os ex-donos continuarão na empresa. A receita da KPL não foi divulgada.
Presente em 13 países, o Mercado Livre faturou no ano passado US$ 556,5 milhões, com crescimento de 17,8% ante 2013. Em 2014, foram feitas 46,3 milhões de transações online. Com a compra da KPL, a empresa estreia no sétimo segmento de negócio: tecnologia para e-commerce. A intenção, diz Lemos, é vender softwares de gestão de e-commerce para usuários do site e clientes de fora.
“O que mais pesou para o fechamento do negócio foi o mercado potencial”, diz Lemos. Já os ex-donos acham que não seria possível avançar nos projetos sem investimentos de peso, que agora serão feitos pelo novo dono.
O negócio entre as duas companhias foi fechado num momento em que o varejo tradicional enfraquece, mas o virtual ganha fôlego. É sabido que, na crise, a procura por lojas virtuais aumenta, porque é mais fácil comparar preço online. Mas o setor responde por apenas por 4% do varejo total. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.