Política

Mesmo após as eleições, Câmara segue com produtividade em baixa

Se a desculpa era o curto período – 45 dias – do processo eleitoral para o Legislativo, que se encerrou no último dia 2 deste mês, para a baixa produtividade da Câmara Municipal, o cenário permanece o mesmo quase dez dias depois das eleições deste 1º turno. E por mais uma oportunidade, os trabalhos foram interrompidos de forma precoce pouco antes das 14h30 por número insuficiente de parlamentares em plenário.
 
O pleito deste ano apresentou como resultado uma renovação de 44% dos vereadores da atual legislatura. Não se elegeram os vereadores: Edmilson Americano (PHS), Paulo Sérgio (DEM), Luiz Matogrosso (PSD), Daniel Soares (DEM), Elmer Japonês (PR), Geraldo Celestino (PSDB), Antônio D’Agostino (PV), Heleno Metalúrgico (PDT), Claudilson Pezão (PT), Moacir Souza (PT), Toninho Magalhães (PTC), Verinha Souza (PMB), Vitor da Farmácia (PROS), Samuel Vasconcelos (PT) e Dona Maria (PT).
 
O mandato dos parlamentares desta legislatura se expira no dia 31 de dezembro deste ano. Diante deste quadro o vereador Pastor Anistaldo (PSC), um dos parlamentares reeleitos, entende que falta comprometimento dos demais vereadores, até por que ele explica que foram eleitos para que a Casa de Leis possa funcionar e atender as necessidades da população.
 
“Eu espero que não, até por que nós fomos eleitos e muitos reeleitos justamente para fazer a Câmara funcionar, por meio dos votos que nos foram confiados para continuar o trabalho. A prova disso é que sempre estou vindo para a Casa sempre no horário e nos momentos certos para a gente estar trabalhando”, declarou o vereador Pastor Anistaldo.
 
Em contrapartida, o vereador Eduardo Barreto (PCdoB) prefere destacar a sua conduta em relação aos compromissos que o Poder Legislativo lhe exige. O mesmo entende que a presença dos vereadores nas sessões parlamentares é uma obrigação, e não um favor.
 
“A gente responder pela maioria é complicado. A gente responde pela conduta e tenho essa conduta de mesmo estando em período de eleição estou sempre aqui na Câmara. Isso não é um favor, é uma obrigação. Agora manterei a minha posição de estar todas as terças e quintas, que é uma obrigação regimental estar aqui a partir das 14h”, concluiu o vereador Eduardo Barreto.
 

Posso ajudar?