O Metrô de São Paulo oficializou o início das obras de expansão da Linha 2-Verde no trecho entre as estações Penha e Dutra (Guarulhos). A extensão, que terá cerca de 6 quilômetros de vias e cinco novas estações, passou a ser mencionada no relatório mensal de empreendimentos da companhia, documento que reúne os projetos em execução pelo Estado.
Até então, as atividades vinham sendo informadas apenas pelos consórcios responsáveis pelas obras.
Em comunicado oficial publicado no último dia 10, o Consórcio CGC informou que deu início às obras do novo trecho da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
“O trecho Guarulhos será um elo fundamental entre a Zona Leste de São Paulo e o segundo maior município do estado. A obra representa um avanço significativo na mobilidade urbana, proporcionando uma alternativa rápida, segura e sustentável ao transporte por ônibus e carros — hoje sobrecarregado nas vias que ligam Guarulhos à capital”, informou o comunicado.
Metrô rumo a Guarulhos
A penúltima etapa da ampliação da Linha 2-Verde contará com as estações Penha de França, Gabriela Mistral (antiga Tiquatira), Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, sendo as duas últimas já em território guarulhense. Também será construído o Pátio Paulo Freire, que funcionará como principal centro de manutenção do ramal.
O governo estadual acredita que o novo trecho será estratégico para a mobilidade urbana da Grande São Paulo. Ele permitirá a conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade na estação Gabriela Mistral e, futuramente, com a Linha 19-Celeste na estação Dutra.
No ano passado, o site especializado MetrôCPTM havia antecipado o cronograma do início das escavações na estação Penha de França, previstas para março. O terreno da futura estação já foi limpo e o poço central demarcado para receber as escavações. Há também movimentações em outras áreas, como no local onde será construída a estação Gabriela Mistral.
A escavação dos túneis será feita por um novo tatuzão encomendado à empresa chinesa CREG. A previsão é que o equipamento chegue ao Brasil no fim deste ano.
Embora o Metrô ainda não tenha divulgado uma data oficial para a conclusão das obras, a estimativa é que o novo trecho seja entregue até 2031.


