Os metroviários das estações de São Paulo suspenderam a greve na madrugada desta terça-feira, 28/07. As estações de Metrô deveriam ter aberto às 4h40, porém, às 6h05, o site do Metrô anunciava que as linhas Azul, Verde, Vermelha e Prata estavam paralisadas. Apenas às 7h30, quase 3 horas depois do horário de abertura, todas as estações estavam abertas e todas as linhas funcionando, segundo o Metrô.
Segundo o Sindicato dos Metroviários, como a decisão da assembleia aconteceu por volta de 1h, os funcionários do plantão noturno que teriam de entrar no trabalho às 23h de segunda-feira, 27/07, não entraram, já que havia a decretação de greve neste horário.
Em uma rede social, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, por volta das 6h, pediu desculpas à população pela operação do Metrô ainda não ter iniciado. “Pois as tratativas que realizei com o Sindicato dos Metroviários ocorreram próximo as 0hs, onde busquei evitar a greve em momento de pandemia do novo coronavírus”, escreveu o secretário.
De acordo com o Sindicato dos Metroviários, o governo do estado apresentou uma nova proposta no final da noite de segunda 27/07. A paralisação havia sido anunciada após cortes de 10% nos salários dos empregados, anunciado na última quinta (24) pela Metrô paulista.
Votaram 1.754 trabalhadores: 324 pela manutenção da greve, 1.399 (79,76%) pela suspensão do movimento e 31 se abstiveram. O resultado da assembleia foi postado em rede social no início desta madrugada.
A Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o Rodízio Municipal de Veículos (automóveis) nesta terça. Mesmo após a suspensão da greve, a Prefeitura anunciou que o rodízio permanece suspenso nesta terça.
A cobrança de Zona Azul também está suspensa em toda a capital, mas o rodízio de caminhões segue valendo na cidade, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
A SPTrans também informou que as linhas municipais atendem todas as ligações do Metrô e a empresa reforçará, principalmente, a linha 4310 ET (Itaquera – Terminal Pq. Dom Pedro II), que faz a ligação no eixo da Linha 3-Vermelha do sistema metroviário, para auxiliar no deslocamento dos paulistanos entre a Zona Leste e o Centro.
Fonte: G1