O ministro de Portos, Edinho Araújo (PMDB), afirmou na manhã desta terça-feira, 23, que a previsão do governo é começar a licitar o segundo bloco de arrendamento de terminais – previsto no pacote de concessões em logística lançado pela presidente Dilma Rousseff – no primeiro semestre do ano que vem.
De acordo com o ministro, esse bloco incluirá 21 terminais portuários nos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará, com investimentos projetados na ordem de R$ 7,2 bilhões. “Queremos submeter ao TCU (Tribunal de Contas da União) para que possamos licitar no primeiro semestre de 2016”, declarou o ministro.
Edinho participa nesta manhã de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara para debater a situação atual do setor portuário no País. Ele lembrou ainda que, no segundo bloco de licitações, haverá a possibilidade de se optar por um novo critério de concessão, conforme decreto publicado por Dilma: “(Há) Mais esta opção, a possibilidade de ter como item o valor de maior outorga. Isto dá uma condição de trabalharmos com mais condições de viabilizar as licitações que estamos propondo”, concluiu.