Na manhã desta quinta-feira (14) a Polícia Militar acompanhou a reintegração de posse na Comunidade do Boa Vista, no bairro Santa Lídia, região do Taboão. A ação foi pacífica e contou com a colaboração dos moradores que deixaram suas casas voluntariamente.
Segundo a PM, a reintegração teve início às 6h para a retirada de algumas casas de alvenaria que necessitavam da medição, realizada pelo oficial de Justiça, para saber se as residências estavam dentro da área do terreno desapropriado.
O oicial de Justiça, Honório Resende, disse ao GuarulhosWeb que o trabalho da PM que foi conversar com a comunidade, junto a ações, que vinham sendo realizado na área, desde outubro, facilitou a reintegração marcada para esta quinta-feira. “Não temos o número exato ainda de casas e famílias que saíram dos imóveis hoje, isso só será possível após um balanço”, explicou.
Jonas Razzu, morador e um dos representantes da comunidade, esclareceu ao GuarulhosWeb que nenhuma família pretendia se manifestar contra a reintegração, já que o processo foi acompanhado de perto e os moradores já sabiam que teriam que deixar a área. “há dois dias atrás as famílias começaram a se retirar, apenas o pessoas que esperavam pela medição permaneceram, mas constatado que teriam que sair também não resistiram e estão colocando suas coisas no caminhão”, explicou Razzu.
O capitão Soichi, responsável pela operação, contou que os moradores colaboraram com a reintegração e nenhuma ocorrência foi registrada.
Devido às chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, alguns moradores tiveram dificuldades de retirar pertences de suas casas. “Fiquei chateado porque falaram que iam subir com o caminhão e não subiram, ai eu quebrei minhas coisas porque outras pessoas estavam levando sem permissão”, explicou o desempregado, Leonardo Augusto, de 23 anos.
Ainda segundo o morador, nenhum órgão da Prefeitura esteve no local para auxilia-los quanto a abrigos ou projetos habitacionais. “Agora estou morando na minha sogra, até que eu consiga um lugar para mim. Não recebemos nenhuma ajuda da prefeitura, ninguém esteve aqui para nos orientar sobre projetos habitacionais ou algo do tipo”, contou. O GuarulhosWeb não encontrou no local assistentes sociais ou representantes da Secretaria de Habitação.
A reintegração de posse realizada pela PM, da área de aproximadamente 68.000 m², contou com o apoio da Secretária de Transportes e Trânsito, Guarda Civil Municipal, SAAE, EDP Bandeirantes, Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses. Além de 120 trabalhadores, 40 caminhões 7 tratores e 7 Oficiais de Justiça. A Policial Militar contou com 171 Policiais, que auxiliaram na segurança dos Oficiais de Justiça, que cumpriram a decisão do Poder Judiciário.