Variedades

Mostra de Cinema na Cultura exibe Um Beijo Roubado

O filme é destaque nesta quarta-feira, dia 12, às 22h

"Um Beijo Roubado", nas mãos de qualquer cineasta pragmático, seguiria a linha do romance road movie. Com o olhar oriental de Wong Kar-Wai, ele ganha complexidade, cor, um quê de reflexão. O filme, que rendeu ao diretor de "Amor à flor da pele" indicação a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2007 e aplausos da crítica, é o destaque nesta quarta-feira, dia 12, na TV Cultura, às 22h, na Mostra Internacional de Cinema na Cultura.

Nesta edição, os apresentadores Leon Cakoff e Renata de Almeida recebem o cineasta Heitor Dhalia, que comenta a delicada obra do asiático. Heitor dirigiu os filmes Nina, Cheiro do Ralo e À Deriva. Este último, considerado o mais solar de sua ascendente carreira, figurou na lista de exibições do Festival de Cannes em 2009. 

"Um Beijo Roubado", primeira produção em inglês do diretor, acompanha a aventura amorosa de Elizabeth, interpretada pela cantora até então estreante no cinema Norah Jones. Traída pelo namorado, deixa a chave do seu apartamento com Jeremy (Jude Law), dono de um café em Nova York, caso o ex a queira de volta. A partir de então, passa a visitar Jeremy. E, enquanto aprecia uma torta de mirtilo (blueberry, em inglês) – por isso o título original, My Blueberry Nights -, conversam por toda a madrugada.

Sem dizer adeus, a jovem parte para uma viagem pelos Estados Unidos para dar um jeito no seu coração. No caminho, encontra personagens cheios de histórias, desde um policial (David Strathairn) apaixonado pela ex-mulher (Rachel Weisz) até uma jogadora de pôquer (Natalie Portman). Enquanto desenrola o tour, escreve para Jeremy que, apaixonado, tenta encontrá-la.

Ficha Técnica
Título: Um beijo roubado (My Blueberry Nights)
Diretor: Wong Kar-Wai
Ano: 2007
País de origem: China/ França/ Hong Kong
Duração: 95 minutos
Elenco: Jude Law, Norah Jones, Frankie Faison, David Strathairn, Adriane Lenox, Rachel Weisz, Benjamin Kanes, Cat Power, Natalie Portman, Michael May, Tracy Elizabeth Blackwell e Chad R. Davis
Classificação indicativa: 10 anos

Posso ajudar?