Política

Motoristas da Prefeitura solicitam apoio dos parlamentares a suas reivindicações

Profissionais em greve desde quinta-feira passada reivindicam reajuste salarial

Os condutores da Prefeitura compareceram a sessão do Legislativo desta terça-feira para solicitar o apoio dos parlamentares à causa. Em greve desde a última quinta-feira, os condutores solicitam um reajuste salarial que, segundo eles, já estava acertado com o Executivo.

A categoria solicita a reabertura dos diálogos com a Prefeitura e a equiparação do salário dos servidores ao dos profissionais da Proguaru. "Essa categoria de condutores já vem a muitos anos lutando por uma reforma salarial e até agora nada foi feito. O governo está sucateando o transporte e os trabalhadores", afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública (Stap), Jair Lima, que enfatizou que se houvesse vontade política já teriam acertado a situação junto aos condutores.

A greve conta com a participação de cerca de 300 motoristas, equivalente a 80% do quadro de funcionários. Contudo, segundo o Stap, 100% dos serviços essenciais, como saúde e funerário, estão em atividades.

A manifestação dos servidores repercutiu entre os parlamentares. Os vereadores Luiza Cordeiro (PC do B), Wagner Freitas (PP) e os tucanos Eduardo Carneiro e Geraldo Celestino parabenizaram a luta dos motoristas e declararam apoio a causa. Já o vereador Índio de Cumbica (DEM) reforçou seu apoio e se colocou a disposição. "Vamos à luta porque vocês merecem e merecem muito mais do que estão reivindicando", afirmou.

Para Ricardo Rui (PPS) há uma discrepância entre o valor do orçamento e o salário dos servidores. "Essa greve só existe porque o governo municipal não cumpre os seus acordos. Como pode ter um orçamento de mais de R$ 3 bilhões e dar migalhas para o servidor público?", questionou.

Para José Mário (PSDB) a culpa é do prefeito Sebastião Almeida que não soube administrar a situação. "Esperamos que em 2013 esse governo não esteja mais reinando aqui", ressaltou o vereador.

Posso ajudar?