O Movimento Cabuçu é um grupo não governamental que completa cinco anos de fundação neste mês de setembro e que trabalha ações ambientais por meio de atividades artísticas, sempre se baseando na Agenda 21, um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis. O principal objetivo do projeto é fomentar discussões sobre assuntos socioambientais e culturais de Guarulhos.
O principal projeto em andamento do Movimento é a Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos que – neste ano – está em sua sexta edição. O evento de artes cênicas leva para as ruas de Guarulhos manifestações que abordam temas ligados a questões ambientais como defesa da área de proteção ambiental da região do Cabuçu, conforme idealizou Oziel Souza, gestor cultural do grupo.
O Movimento Cabuçu trabalha também na produção de dois livros, em formato de foto poesias que retratam questões sociais, ambientais e culturais da região onde está a Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, segundo explica o diretor de produção Rodrigo Maia.
Outro projeto desenvolvido pelo grupo também ligado às artes é o Água Viva, que levanta a discussão sobre os mananciais de regiões ligadas aos municípios do Circuito Entre Serras (Guarulhos Mairiporã, Pedra Bela, Jarinu, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Pinhalzinho, Atibaia, Joanópolis, Vargem, Nazaré Paulista, Tuiuti, além de Campo Limpo, que pertence à bacia do rio Jundiaí).