Saúde

MP investiga se flexibilização do Estado é baseada, de fato, em índices do Covid-19

Aberto no último dia 26, após estadual Isa Penna (PSOL-SP) entrar com representação no MP, o caso procura entender qual o peso de indicadores

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou inquérito para investigar o Plano SP, criado pela administração estadual para flexibilizar a quarentena por regiões está, de fato, ligado aos indicadores relacionados ao Covid-19.

Aberto no último dia 26, após estadual Isa Penna (PSOL-SP) entrar com representação no MP, o caso procura entender qual o peso de indicadores como número de casos, taxa de contágio, testagem, internações e óbitos por Covid-19 na classificação das regiões.

O promotor de Justiça Arthur Pinto Filho já questionou a Secretaria estadual da Saúde que, em nota ao G1, afirmou que vai prestar os devidos esclarecimentos. A pasta garante que seguir critérios técnicos, avalizados por especialistas.

Guarulhos, classificada na fase laranja, está abaixo da Capital no Plano SP. No entanto, o prefeito Guti contesta a qualificação e enfrenta uma briga judicial com o governo. Na última sexta-feira, 3/7, a Justiça obrigou a cidade a seguir as determinações de acordo com a flexibilização de Doria.

Posso ajudar?