A MRV Engenharia acelerou os lançamentos no quarto trimestre de 2015 para buscar atender a demanda esperada da nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). De acordo com prévia operacional divulgada nesta quarta-feira, 20, a companhia registrou Valor Geral de Vendas (VGV) lançado de R$ 1,631 bilhão nos três meses finais de 2015, volume 35,1% acima do realizado em igual período do ano anterior (R$ 1,207 bilhão).
Na comparação com os três meses imediatamente anteriores, a alta em lançamentos foi ainda maior, de 56,0%. Os números referem-se à fatia da companhia nos empreendimentos e contemplam os segmentos residencial e loteamento.
Em entrevista à reportagem, o presidente da construtora, Eduardo Fischer, ressaltou que a MRV Engenharia está numa posição privilegiada, pela sua distribuição geográfica e atuação no segmento de baixa renda, que obtém juros mais baratos que os praticados no mercado. Os financiamentos para compra de imóveis na baixa renda ocorrem com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), que não tem sofrido contínuos saques líquidos como a caderneta de poupança.
“Dentro do cenário de vendas boas, não tem sentindo deixar de lançar. Esse foi o nosso enfoque, de reforçar lançamentos e comprar terrenos, colocando assim mais produtos na prateleiras”, afirmou o executivo. Com os lançamentos, a MRV buscou abastecer os estoques das regiões que tiveram alterações positivas nos limites de preços por cidades e também em locais com estoque abaixo do potencial de mercado, possibilitando o aumento da velocidade de vendas e margens no futuro.
No trimestre, 96% do volume de lançamentos se enquadra nos termos da terceira fase do Minha Casa e pode ser acessado com recursos do FGTS, enquanto os outros 4% dizem respeito ao Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
O executivo também apontou que o ano de 2015 contou com mais lançamentos que o ano anterior. No acumulado de 12 meses, foram lançados R$ 4,701 bilhões em VGV, alta de 8,4% frente aos R$ 4,336 bilhões em 2014. “Apesar do cenário econômico mais complicado, tivemos um volume de lançamentos maior em 2015, o que indica a posição privilegiada da MRV”, disse o executivo. Do volume total lançado em 2015, 89% pode ser comprado por fontes de financiamento do FGTS, enquanto 11% correspondem ao SBPE.
A perspectiva para 2016, de acordo com Eduardo Fischer, é manter um ritmo de lançamentos em linha com 2015. “Diante do cenário e das condições de mercado, se não houver mudança abrupta, teremos um 2016 melhor que 2015, em situação de lançar mais”, afirmou o executivo. O presidente também ressaltou que, no começo de 2016, a empresa comemora o lançamento de 300 mil unidades habitacionais ao longo de seus 36 anos de história.