A MRV Engenharia, líder na construção de imóveis econômicos, implantou em Guarulhos a quarta escola voltada para a alfabetização de seus operários dentro do canteiro de obras do empreendimento Santa Bárbara. De acordo com o gestor de obras da MRV, Cláudio Pires Costa, 15 operários já estão matriculados nas aulas que acontecerão três vezes por semana, durante o horário de expediente.
“A intenção é que o colaborador não tenha que se deslocar do trabalho para frequentar as aulas”, explica o gestor. O parceiro pedagógico da MRV é o Sesi que oferece o curso de alfabetização por meio do Programa de Elevação da Escolaridade oferecido através do Sinduscon-SP. A proposta é melhorar o nível de conhecimento dos trabalhadores nas disciplinas de português e matemática, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1° a 5° séries). O projeto educacional com o Sesi será renovado a cada três meses dentro do canteiro, acompanhando o ritmo de aprendizagem dos operários.
No canteiro de obras, foi uma montada uma verdadeira sala de aula, com lousa, mesas e carteiras. Segundo o gestor Cláudio Costa, esta iniciativa vai ao encontro da política de valorização do colaborador na companhia. “O nosso objetivo é contribuir com a melhoria da escolaridade de nossos funcionários, propiciando a eles a aquisição de competências básicas para a sua evolução como cidadãos e profissionais”, explica o gestor Cláudio. “Trata-se de uma grande oportunidade para que o funcionário cresça”, reforça ele. A MRV está presente em 133 cidades de 19 Estados brasileiros. O objetivo da MRV é que em cada canteiro de obras funcione uma escola em parceria com Sesi ou com prefeituras e sindicatos locais.