Não haverá período de carência para a Grécia se o governo não cumprir o prazo final para pagamento ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no fim deste mês, afirmou a diretora-gerente da instituição, Christine Lagarde. A declaração foi feita antes da reunião de ministros de Finanças da zona do euro, que formam o Eurogrupo, mais tarde hoje para discutir o assunto.
“O dia 30 de junho é o dia em que o pagamento total ao FMI vence e não haverá período de carência”, disse Lagarde em entrevista à imprensa junto com o ministro de Finanças de Luxemburgo, Pierre Gramegna.
A parte da zona do euro no programa de resgate da Grécia vence no fim de junho, quando o governo tem de pagar um total de 1,54 bilhão de euros (US$ 1,75 bilhão) ao FMI – o que pode não ser feito se o país não receber mais uma parcela da ajuda da zona do euro ou do FMI. As autoridades internacionais se recusam a fornecer mais empréstimos à Grécia se o governo não se comprometer com amplas reformas.
“O país estará em atraso com o FMI em 1º de julho (se não fizer o pagamento), mas espero que esse não seja o caso, realmente espero”, declarou Lagarde. Fonte: Dow Jones Newswires.