Cinema

New Fiesta – O importado do ano

Modelo da Ford mal chegou ao Brasil e já conquistou título da Abiauto

Para começar a falar sobre o New Fiesta, primeiro é fundamental limpar da mente tudo aquilo que remeta ao eficiente Fiesta, hatch que chegou ao mercado brasileiro há cerca de 15 anos, vindo da Espanha e logo depois nacionalizado. O novo sedã, que começa a entrar nas ruas brasileiras, vindo do México, mas com motor produzido aqui, é outro carro. Talvez, a Ford pudesse trabalhar o modelo com outro nome. O Guarulhos Hoje avaliou um modelo New Fiesta SE, topo de linha, cedido pela Ford, durante uma semana. E aprovou o carro que acaba de ser escolhido, pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), como o Melhor Importado deste ano.

Como anuncia a Ford em seu material de divulgação, trata-se de "um carro totalmente novo no conceito, no design, na proposta". Produzido com uma plataforma inédita global, incorpora avançado nível de segurança no segmento dos sedãs médios. Mas o que mais chama a atenção, realmente, é um belo design externo, que invade o interior do veículo, com um painel diferenciado e um acabamento primoroso. Só para ter uma ideia: conta com sete airbags e oferece três anos de garantia.

Apesar de ser considerado pela Ford um compacto Premium, pode perfeitamente concorrer entre os médios. Tem 4m41 de comprimento, 1m70 de largura; 1m45 de altura e 2m49 de distância entre eixos, dimensões não muito exageradas por fora, mas que oferecem excelente nível de conforto para motorista e passageiros. Para completar porta-malas de 440 litros que acomoda tranquilamente a bagagem da família inteira.

Cockpit – A cabine apresenta um estilo e posicionamento tipo "cockpit", com o objetivo – segundo a Ford – de envolver os ocupantes e dar fácil acesso às posições de comando. Mesmo assim, toda a indiscutível beleza do painel não é tão funcional como parece. Não há controles do som no volante, por exemplo, e as ações de comando do computador de bordo, diferente de tudo que existe no mercado, está na alavanca ao lado esquerdo do volante, enquanto as informações aparecem no centro. Falta ainda espaços para guardar trecos, outra característica marcante dos novos carros.

Posso ajudar?