Início » Noturno Cadeirante estreia dia 13 no Adamastor Pimentas
Roteiros

Noturno Cadeirante estreia dia 13 no Adamastor Pimentas

Guarulhos é a próxima cidade a receber a turnê de comemoração dos dez anos do espetáculo "Noturno Cadeirante", montagem da Oficina dos Menestréis, dirigida por Deto Montenegro.

 A apresentação da peça, escrita e dirigida por Oswaldo Montenegro, acontece no dia 13 de julho, no Teatro Adamastor Pimenta, a partir das 20h.

 

No ano de 2003, o diretor Deto Montenegro teve a ideia ousada de um projeto que potencializaria ainda mais o caráter de inclusão por meio da arte, da Oficina dos Menestréis: adaptar o seu tradicional treinamento de Teatro Musical a um grupo de 20 cadeirantes. Em seguida, Deto foi além, realizando uma montagem do conceituado espetáculo "Noturno" – escrito e dirigido pelo seu irmão, o cantor Oswaldo Montenegro -, que traria no elenco os alunos cadeirantes. Surgia então o "Noturno Cadeirante".

 

De lá para cá a adaptação criada para esse grupo especial de atores entrou para o repertório da Oficina dos Menestréis, abrindo caminho para outras possibilidades de montagens musicais com elencos formados por pessoas acima de 50 anos e até mesmo jovens com Síndrome de Down. Atualmente esses espetáculos fazem parte dos Projetos Sociais da Oficina dos Menestréis, todos dirigidos por Deto Montenegro.

 

Vale ressaltar ainda que, além das apresentações, o diretor Deto Montenegro estará à frente de um workshop gratuito do método de treinamento da Oficina dos Menestréis. A atividade acontece no dia 14 de julho, entre as 11h e as 14h, no Teatro Adamastor Pimenta.

 

Uma Década – Para celebrar os 10 anos do espetáculo "Noturno Cadeirante" a Oficina dos Menestréis realizará uma série de apresentações a partir do mês de julho. As sessões acontecerão ainda no Teatro Municipal de Mogi das Cruzes (dia 20 de julho) e no Teatro Municipal Armando de Re (dia 27 de julho), em Suzano. Completando a série comemorativa, o grupo retorna a São Paulo, na sede do grupo, no Teatro Dias Gomes, para mais duas apresentações em agosto, nos dias 03 e 04.

 

Transformação – Deto Montenegro analisa a montagem de Noturno Cadeirante e a sua relação com o elenco. "A versão que chamamos de ‘Noturno Cadeirante tem no elenco 20 atores que impressionam o público com seu talento e agilidade, inclusive no escuro da noite. Eu acredito, mesmo, que é possível o cadeirante, o cego fazer um espetáculo como outra pessoa qualquer. Some isso a um celeiro de pessoas muito talentosas que temos aqui e está aí o resultado. Costuro esses talentos, esses momentos e não deixo transparecer nada que não seja a arte. Aqui eu procuro uma resposta artística e não terapêutica."

 

CONCEPÇÃO E SINOPSE

Escrito e dirigido por Oswaldo Montenegro, "Noturno" estreou em 1991 em São Paulo e em 2003 ganhou a adaptação para o "Noturno Cadeirante". Formado por esquetes, o espetáculo tem como tema os vários aspectos da noite paulistana, apresentados por meio de um revezamento cênico cinematográfico, onde o espaço físico do teatro é utilizado por 20 menestréis que, deslizando em cadeiras de rodas, surpreendem a plateia ao realizarem coreografias e cenas que abordam o tema, com música ao vivo e convidados especiais. É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos, e é o horário do amor e dos mistérios.

 

OFICINA DOS MENESTRÉIS

Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Desta maneira, ele criou alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.

 

Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolve e adapta para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhora as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical "Noturno", em cartaz até hoje na cidade de São Paulo.

 

Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, que desde 1987 acompanha-o e estuda o treinamento, como aluno, até 1990 e, como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a Oficina dos Menestréis, foca em teatro musical linguagem original e vocabulário próprio, contribuindo para a formação de público para o gênero.

 

Noturno Cadeirante

FICHA TÉCNICA

Texto: Oswaldo Montenegro

Direção: Deto Montenegro

Músicas: Oswaldo Montenegro

Elenco: Tabata Contri, Billy Saga, Julie Nakayama e outros.

 

GUARULHOS – Dia 13 de julho, às 20h

Teatro Adamastor Pimenta

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333, Guarulhos

Telefone: 6459-1813

Ingressos: gratuitos – distribuição na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo

Reservas pelo email: [email protected]

*Workshop do método de treinamento da Oficina dos Menestreis – dia 14/07 – das 11h às 14h no mesmo teatro. Inscrições pelo email: [email protected] (gratuito)

 

Classificação: 10 anos

Duração: 60 minutos